Trintões vascaínos correm em campo tantos quilômetros quanto destaque da Champions League

Terça-feira, 10/05/2016 - 10:48
comentário(s)

Koke, 24 anos, meia do Atlético de Madrid é o dono da maior média de quilômetros corridos por partida na Liga dos Campeões: 12,6km. Já Andrezinho, aos 32, correu uma média de 11,2km por jogo no Campeonato Estadual; Nenê, aos 34, 13,5km. Os dois são símbolos de um Vasco que se recusa a envelhecer. Mesmo com a maior média de idade entre os grandes, o time teve fôlego e resistência física para vencer o bicampeonato invicto.

São oito titulares com mais de 30 anos. Contra o Botafogo, encarou um rival que tem só quatro. Dentro do próprio elenco, a comparação iguala mais velhos e mais jovens. Madson, por exemplo, conhecido pela correria na lateral direita, teve média de 10,9 km percorridos por jogo no Estadual, aos 24 anos. Marcelo Mattos, principal responsável pela marcação no meio, correu uma média de 11,6km, mesmo aos 32.

- A preparação física do time, o Caprres, o trabalho da comissão técnica, tudo isso foi importante para que déssemos a volta por cima e conquistássemos esse título afirmou o apoiador Nenê.

O desempenho físico do time têm sido fundamental para o estilo de jogo implementado por Jorginho funcionar. O técnico cobra intensidade que somente uma equipe bem condicionada pode dar. O desafio é manter o mesmo pique a temporada inteira. O próximo desafio será amanhã, contra o o CRB, pela Copa do Brasil.

Dupla fundamental para trabalho de Jorginho

Dois nomes têm sido fundamentais para o trabalho do técnico Jorginho: o preparador físico Joelton Urtiga e o coordenador científico Alex Evangelista, responsável pelo Centro Avançado de Preparação, Recuperação e Rendimento Esportivo (Caprres).

Com uma linha multidisciplinar, a dupla atua no aprimoramento do condicionamento e no trabalho de prevenção de lesões. A perda de jogadores por motivos médicos têm sido pequena. Jorginho procura sempre ouvir a dupla para definir o time.

- Quero agradecer a esse grupo por entender nossa metodologia, comprar nossa ideia. Quero agradecer à minha comissão técnica e ao Caprres - afirmou o técnico, logo após o título estadual.

Os resultados obtidos na parte física têm sido importantes. Rodrigo, capitão e jogador mais velho do time, com 35 anos, disputou 17 dos 18 jogos do Estadual. Eder Luis, que chegou a cogitar o fim da carreira, foi recuperado e se transformou em um trunfo importante no segundo tempo das partidas.



Fonte: Extra Online