Vascaínos de Guaratiba criam torcida organizada

Sexta-feira, 06/05/2016 - 11:01
comentário(s)

Nasce na Ilha de Guaratiba, bairro popular da Zona Oeste do Rio de Janeiro, a torcida organizada Apaixonados Pelo Vasco, também representada pela sigla APV. A ideia da nova agremiação é reunir vascaínos apaixonados independentemente do momento em que o clube se encontre para apoiar incondicionalmente. A data oficial de fundação da torcida é 17/03/2016.

Acesse a página da torcida no Facebook clicando no link: https://goo.gl/NChrgr.

O Grupo afirma que violência não tem efeito e não fará parte das atividades da torcida e que o amor ao Vasco é o fundamento único. "A torcida é de família, nada de briga.", afirma o diretor Michel Canejo.

O caráter comunitário das atividades, assim como o poder de voz de todos os integrantes, são princípios inegociáveis. Segundo Michel, na APV "ninguém é maior do que ninguém, todos são iguais.".

A agremiação já conta com cerca de 50 integrantes - a maioria residente no bairro de origem. Porém todos, independentemente do bairro ou região do país, que se identificarem com os ideais da torcida podem ser um membro da APV.

Se reúnem também em dias de jogos do Vasco em outros Estados, para assistirem juntos e fazer churrasco como momento de descontração e devoção ao clube. Desde a fundação da agremiação, isto ocorreu em todos os clássicos disputados fora do estado: contra Flamengo em Brasília e em Manaus e contra o Fluminense também na capital amazonense.

Já se fazem presentes em jogos do Vasco em São Januário e Maracanã. Em quase todos os jogos no Rio os membros fecham caravana, de van, diante da questão logística da dificuldade de transporte público de Ilha de Guaratiba a São Januário. No Maracanã, a torcida esteve presente no primeiro jogo da final do Estadual, contra o Botafogo, no último domingo (01/05). Os componentes que não puderam ir ao estádio fizeram um churrasco ao longo do domingo. Após a vitória vascaína na semifinal sobre o Flamengo, em Manaus, por 2 a 0, a torcida realizou uma grande carreta pelo bairro com vários carros entoando cânticos do clube, e entoaram o tradicional grito de CASACA em plena praça central do bairro, fazendo jus à vocação popular vascaína e fincando a bandeira e as tradições do clube em um populoso bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Muitas crianças diante desta movimentação no bairro vem desenvolvendo o seu amor pelo Vasco desde muito cedo, como já apregoa um dos principais lemas do clube.

Além de marcar presença para apoiar o Vasco em outros esportes, como, por exemplo, o Basquete. Para eles o Vasco não é apenas futebol. Por exemplo, seus membros marcaram presença na partida entre Vasco e Sport, pela Liga Ouro, no dia 09 de abril.

A APV já conta com uma sede, localizada na Ilha de Guaratiba, e com camisa própria. A bandeira está em processo de confecção. Questões burocráticas como CNPJ e registro junto ao Gepe já estão em processo. Uma música foi composta para ser lançada pela torcida em muito breve. Os membros prometem que a letra será impactante em termos da concepção de Vasco que compartilham, colocando sempre o clube em primeiro lugar.

A torcida também já vem colocando em prática sua responsabilidade social no próprio bairro. Há cerca de três meses, um incêndio ocorreu na estação de BRT do bairro. Desde então, a estação, fundamental no escoamento da população local para trabalho, estudos etc., está fechada, causando imensos transtornos. Na segunda-feira dia 25 de abril, curiosamente o dia seguinte à grande festa do dia da eliminação rubro-negra, ocorreu uma grande manifestação dos moradores do bairro na estação. E a torcida esteve presente em grande número, uniformizada e com instrumentos musicais durante todas as cerca de cinco horas de manifestação. O impacto foi tão grande que o secretário de transportes do município do Rio de Janeiro no dia seguinte compareceu ao bairro para negociar com a população, já tendo havido inclusive mudanças do itinerários de linhas de ônibus para diminuir os transtornos do fechamento da estação de BRT.

Conversamos com os diretores Michel Canejo, Luís, Birrico, Aldair, Alex Freitas, e Miagui. Segue abaixo a entrevista:

- Como surgiu a APV?

A APV é uma torcida criada na Ilha de Guaratiba. Nossa intenção tem como propósito apoiar o Vasco em qualquer momento, circunstâncias e onde estiver. Apoiar no sentido de que independentemente dos resultados vamos cantar e seguir apoiando. Diferentemente do que estamos acostumados a ver nos jogos em São Januário, em que quando o time está mal escutamos muitas vaias, críticas, xingamentos. Nossa torcida tem como intuito apoiar a todo o momento, pelo amor que temos ao Clube e respeito à instituição.

Começamos indo pros jogos em grupos de amigos e a coisa foi crescendo até termos a ideia de fundar e organizar a torcida.

- O que é ser um Apaixonado Pelo Vasco?

Ser um apaixonado pelo Vasco é a melhor coisa que existe. É a forma de a gente botar pra fora, botar pro mundo ver o que é o Vasco, o que é o amor que a gente sente. É uma coisa que não tem explicação, o amor é muito grande, queríamos expandir cada vez mais. Por isso veio a ideia de formar a APV, que está crescendo cada dia mais, com camisa, faixa, sede, instrumentos, e tudo isto em prol do Club de Regatas Vasco da Gama.

Na nossa torcida, não tem chefe, não tem dono, pois todos pagam igualmente pelo ingresso, pelas camisas, bandeiras, transporte, tudo igual para todos.

O grupo que ia aos jogos pensou: "Pô, cara, o Vasco está na 2º divisão, mas o amor que temos pelo Vasco é imenso, não vamos abandonar o Vasco nunca. Então vamos montar essa torcida para mostrar agora que o Vasco está mal o amor que a gente tem por ele. Porque quando está bem é mole, você vê sempre o estádio cheio, todo mundo querendo ir aos jogos. Agora, quando o time está na necessidade e que precisa do 12º jogador, eles podem contar com a APV para sempre, que a gente vai estar sempre ali."

- Qual a importância dos Esportes Amadores para o Vasco? A APV pretende apoiar o clube não apenas no futebol?

Com certeza. Ainda mais a gente que conhece a história do clube… O nome já diz Club de Regatas Vasco da Gama. A gente sempre teve em 40, 48 um remo muito forte, divisão de base sempre forte, futsal, nosso basquete glorioso em uma década ganhamos tudo, com um grande time. A APV já foi a jogo de basquete esse ano contra o Sport. Estamos procurando ver a agenda do clube para estar sempre acompanhando em outros esportes. Vamos estar com o Vasco em qualquer esporte, onde ele estiver.

- No meio de tantas torcidas em SJ, qual será o diferencial da APV para conquistar seu espaço?

A APV por si mesma é uma torcida de trabalhadores, guerreiros que trabalham a semana inteira em busca do sustento das famílias e do crescimento do clube. Dispomos parte dos nossos rendimentos em prol do clube, da nossa torcida, de trabalhos sociais em termos de doações, até na Barreira do Vasco mesmo. Queremos trazer o povo da Barreira para perto da gente. Inclusive queremos nos somar a trabalhos sociais que já são feitas pelas outras organizadas do Vasco. O pensamento da APV além do clube é do nosso país, da socialização. O Vasco é um clube que os próprios torcedores construíram seu estádio, que aceitou negros quando não era permitido e lutou pelo direito dos negros poderem participar do Futebol. O Vasco tem vários elementos em sua história que nos fazem seguir esse exemplo, que teve uma base lá atrás, um alicerce plantado, e todos nós que entendemos o que o Vasco é de verdade devemos dar prosseguimento, seguir essa forma de raciocínio. O Vasco é mais que um clube de futebol, muitos vão entender ainda o que é o Vasco de verdade.

- Onde fica localizada a APV em São Januário?

Ficamos localizados ao lado direito da GDA, exatamente atrás do Gol. Quem quiser conhecer nossa torcida, se associar, estamos sempre do lado direito a 2 metros da GDA.

- Como a APV entende a questão da violência? Fale sobre a paz nos Esportes.

A orientação da nossa torcida é nunca haver atrito, brigas, nunca procurar insultar torcidas rivais. O pensamento é sempre nosso Vasco, nosso clube, nosso amor, nossa torcida. Acho que as torcidas organizadas tem parcela de culpa no problema da violência, então esta mentalidade precisa mudar. Pois violência não ajuda nosso clube em nada. É preciso ter essa consciência. O que vai ajudar o clube, é estar nos jogos, estarmos ali pelo time e o time estar dentro de campo por nós.

- Qual a importância da associação do torcedor para o clube?

Achamos super importante esta participação na política do clube, na intenção de ajudar o clube. Isto é fundamental. Até para termos poder e força em uma eleição e poder mexer, mudar algo que não estejamos gostando. Para isso o torcedor precisa se associar. Sempre tentando priorizar o melhor para o Club de Regatas Vasco da Gama.

- E neste sentido a APV pretende participar da política interna do clube? Qual a avaliação da torcida sobre está questão?

Alguns membros da APV já são sócios, e a intenção é conseguir que todos sejam sócios, vamos fazer o que puder para isto. Quanto à política do clube, estamos em um momento em que a atual gestão pegou o Vasco quebrado, mas estamos conseguindo quitar dividas anteriores para poder nos reestruturar, a fim de que o Vasco seja colocado no lugar de onde nunca deveria ter saído, brigando por títulos, com grandes times de grandes jogadores, com grandes patrocinadores, investimento... porque o Vasco é um time de visibilidade nacional e internacional, temos títulos internacionais, grandes títulos. Uma história imensa. Então a diretoria está fazendo de tudo o que pode para dar essa estrutura novamente para o clube poder se reerguer e voltar a disputar grandes títulos.




Fonte: Polidesporto Vascaíno - Supervasco