Nenê busca seu primeiro título de Série A no futebol brasileiro

Quarta-feira, 04/05/2016 - 13:21
comentário(s)

Que a história de Nenê no futebol é bem-sucedida ninguém tem dúvidas. Com oito clubes em três países diferentes, o meia-atacante não passou despercebido na Europa. Na França, enumerou premiações individuais: artilheiro, melhor estrangeiro e craque do campeonato. Um item em seu currículo, no entanto, anda carente: títulos. Em 16 anos como profissional, são apenas três taças levantadas e uma dívida: nenhuma em Série A no Brasil. Domingo, contra o Botafogo, ele tem a chance de acabar com o estigma vestindo a 10 do Vasco.

Revelação do Paulista de Jundiaí, Nenê tem apenas três conquistas em sua sala particular de troféu, tendo participado de somente duas comemorações. Em casa, foi campeão da Segunda Divisão do Paulistão e da Série C do Brasileirão em 2001, quando o clube ainda se chamava Etti. Doze anos depois, ele, enfim, pôde voltar a gritar campeão, mas longe dos companheiros. Sozinho, no Qatar, viu o Paris Saint-Germain começar a enfileirar títulos na França.

Nenê já tinha se transferido para o Al-Gharafa quando a taça da temporada 2012/2013 foi conquistada. A participação em nove jogos, com um gol marcado, porém, deixou sua marca na campanha do time que já tinha Zlatan Ibrahimovic como estrela. Entre o início em Jundiaí e a final de domingo, o craque passou em branco por Palmeiras, Santos, Mallorca, Alavés, Celta, Monaco, Espanyol, Al-Gharafa e West Ham até encontrar o Vasco.

Com sete gols e sete assistências, o camisa 10 é o melhor jogador indiscutível do Campeonato Carioca e luta para finalmente conciliar o brilho individual com um êxito coletivo. A conquista da Taça Guanabara já abriu o caminho, mas é pouco e ficará em segundo plano em caso de derrota para o Botafogo. Por isso, Nenê alerta para os perigos do clássico de domingo:

- Sabemos que o time deles é muito certinho, complicado, perigoso no contra-ataque. Taticamente, o Ricardo (Gomes) faz um trabalho excelente. Sabemos da dificuldade (...) (A vantagem) não é nada. Temos que entrar com a mesma concentração, mesma garra e focados até o último minuto para conquistarmos esse título.

"Virgem" em campeonatos de Série A no Brasil, Nenê disse após renovar contrato por três anos com o Vasco que só se consideraria ídolo após conquistar títulos pelo clube. Domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, diante do Botafogo, terá a chance de começar a escrever essa história e preencher uma página ainda carente de linhas em sua própria biografia.



Fonte: GloboEsporte.com