Gramado ruim, desorganização e água fria no vestiário marcam reabertura do Maracanã

Segunda-feira, 02/05/2016 - 11:03
comentário(s)

O Maracanã, que recebeu neste domingo o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, entre Botafogo e Vasco, foi reaberto no improviso. Com o estádio cedido para o Comitê Organizador da Rio-2016, que fez modificações pontuais para as Olimpíadas, a administração e a preparação do lugar para o clássico ficaram a cargo da Federação de Futebol do Rio (Ferj). Que, por sua vez, contratou a Binário, empresa de ex-funcionários do Consórcio Maracanã, para fazer o serviço. Os problemas foram visíveis. Público e os dois times perceberam que o Maracanã deixou a desejar nessa primeira vez em que foi utilizado no Estadual de 2016. O estádio, apesar de novo, parecia o Maracanã de antigamente, com todos os seus defeitos de organização e infra-estrutura.

A primeira percepção de falha foi na segurança. O rigor no controle dos torcedores e na checagem dos ingressos foi deixado de lado. Minutos antes de o jogo começar, o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), da Polícia Militar, ordenou a liberação de algumas catracas. A decisão foi, segundo a PM, para agilizar a entrada das torcidas. Muita gente acabou entrando pelo local destinado à gratuidade, sem que suas entradas fossem verificadas como de fato gratuidade. Os seguranças particulares apenas rasgavam os bilhetes, sem observar a autenticidade nem se estava sendo cumprida mesmo a lei da meia entrada.

Os serviços, no entanto, foram os que mais deixaram a desejar. Os torcedores enfrentaram filas nos poucos bares que estavam abertos. O pagamento só era aceito em dinheiro. E mesmo assim vários tiveram que fechar antes do tempo por ausência de troco. Também faltaram lanches e água. Muitos torcedores se queixaram de não conseguir consumir.

Nos banheiros, que estavam sujos, vazava água pelos corredores.

JORGINHO RECLAMA DE GRAMADO E VESTIÁRIOS

O técnico do Vasco, Jorginho, gostou do fato de voltar a ver seu time atuando no Maracanã. Mas reclamou do gramado e do vestiário.

- Voltar ao Maracanã é bom, mas hoje tivemos um detalhes importante: só tem água fria no estádio - queixou-se o treinador. - A própria grama não estava boa. Tinham varias áreas em que se sentiam as placas. A gente sabe que os shows são importantes, mas o Maracanã vive de futebol. Não estava bom. Peço para os que cuidam do estádio que possam melhorar o Maracanã. É um estádio novo - completou Jorginho sobre oestádio, que recebeu em abril um show da banda inglesa Coldplay, no começo do mês.

A PM registrou pequenos incidentes durante o jogo. No setor Sul, utilizado pela torcida do Vasco, que estava lotado, seis morteiros explodiram com a partida em andamento. Os fogos são proibidos, e trata-se de crime passível de prisão. Ainda no lado Sul, um torcedor do Vasco foi preso, durante uma confusão no anel interno.

Ainda assim, o ambiente entre os torcedores era de paz. A saudade do estádio era tamanha que nem os muitos problemas de organização foram capazes de desanimar a maioria dos 43.822 presentes ao clássico.

Fonte: O Globo Online