Rodrigo e Madson enfrentaram o Urubu nas últimas 8 vezes e não sabem o que é perder para o rival

Sábado, 23/04/2016 - 17:37
comentário(s)

Neste domingo, o Vasco tentará aumentar sua série invicta contra o Flamengo para nove jogos. Nos oito anteriores, foram cinco vitórias e três empates. Em todos esses - desde o dia 12 de abril do ano passado até agora -, dois jogadores se fizeram presentes no time titular: Madson e Rodrigo disputaram os oito confrontos em que o Cruz-Maltino manteve sua invencibilidade (veja lances dos dois no vídeo abaixo). O goleiro Martín Silva fica atrás por uma partida.

Madson é um dos jogadores mais regulares do Vasco. Nesta temporada, foi titular nos 16 confrontos disputados até agora. Em 2015, também esteve no time principal em todas as oportunidades que teve: 56 jogos, sendo substituído apenas três vezes. A contratação de Yago Pikachu no início de 2016 sequer abalou a posição do lateral-direito. Jorginho deixou claro que, para isso, o recém-chegado teria que trabalhar muito.

O lateral consegue manter um certo equilíbrio almejado pelo treinador, entre atacar e proteger seu lado do campo. Nesses oito jogos, Madson conseguiu dar uma assistência para gol, ao cruzar e encontrar Riascos na área, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2015.

O "indesejado" Rodrigo

Rodrigo vem se mostrando peça fundamental do Vasco nos clássicos. Apesar de ter jogado as oito partidas da série invicta, foi capitão apenas nas duas últimas, as duas desse ano, quando o argentino Guiñazu já havia deixado o clube. A presença do zagueiro em campo tornou-se motivo de alerta para as outras equipes. No segundo turno do Brasileirão do ano passado, ele fez um gol de falta contra o Flamengo, empatando o placar que pouco depois foi ampliado por Nenê, que garantiu a vitória do Cruz-Maltino.

Rodrigo faz marcação forte, e seu estilo e provocações irritam os principais atacantes adversários. Contra o Fluminense, na final da Taça Guanabara, não cumprimentou Fred antes do início do confronto. Mas suas atitudes e atuação em campo não geraram reclamações. Pelo contrário: elogios dos vascaínos, satisfeitos com a liderança feira pelo capitão.

Domingo, o reencontro de Rodrigo e Guerrero será um capítulo à parte para os espectadores, que relembram do embate entre os dois no último clássico, quando o cruz-maltino provocou o rival com um beliscão no peito, e o peruano o deu uma cotovelada. Jorginho, porém, já deixou claro que quer lealdade de seu capitão em campo.

O treinador, inclusive, explicou a importância tanto de Rodrigo quanto de Madson para a estabilidade do time do Vasco.

- Eles não podem esquecer em primeiro lugar que são marcadores. Depois, podem ser uma surpresa no ataque. Do Madson, espero aquilo que trabalho com ele. Forte na marcação, com estabilidade. Rodrigo é liderança. O tempo todo organizando a equipe ali atrás. Esperamos mais um jogo dele firme na marcação e não dando oportunidade para o adversário - disse Jorginho.

Vasco e Flamengo fazem a semifinal do Campeonato Carioca neste domingo, na Arena Amazônia, em Manaus, às 16h (de Brasília). O Cruz-Maltino tem a vantagem do empate.

A série invicta contra o Flamengo (cinco vitórias e três empates)

Vasco 0 x 0 Flamengo - 12/04/15 - Carioca

Flamengo 0 x 1 Vasco - 19/04/15 - Carioca - gol de Gilberto

Vasco 1 x 0 Flamengo - 28/06/15 - Brasileiro - gol de Riascos (cruzamento de Madson)

Flamengo 0 x 1 Vasco - 19/08/15 - Copa do Brasil - gol de Jorge Henrique

Vasco 1 x 1 Flamengo - 26/08/15 - Copa do Brasil - gols de Madson (contra) e Rafael Silva

Flamengo 1 x 2 Vasco - 27/09/15 - Brasileiro - gols de Emerson Sheik, Rodrigo e Nenê

Vasco 1 x 0 Flamengo - 14/02/16 - Carioca - gol de Rafael Vaz

Flamengo 1 x 1 Vasco - 30/03/16 - Carioca - gols de Marcelo Cirino e Riascos

Fonte: GloboEsporte.com