Jordi tem, aos 22 anos, desafio de substituir Martín Silva no clássico deste domingo

Domingo, 27/03/2016 - 12:51
comentário(s)

Vasco e Botafogo fazem hoje o jogo dos dois únicos times invictos neste Campeonato Carioca. Ao entrarem no gramado de São Januário, às 16h, os dois times escalarão, praticamente, os mesmos titulares que vinham jogando nas últimas rodadas. A única exceção será o goleiro Martín Silva, que está com a seleção uruguaia. Em seu lugar, entra Jordi, de 22 anos.

Desde que chegou ao Vasco, há dois anos, o goleiro uruguaio ficou ausente apenas em 20 jogos. Com ele em campo, o time tem aproveitamento de 60%. Sem ele, cai para 45 %. Além de sua liderança entre os jogadores, este índice justifica a preocupação do clube em ter o goleiro titular de volta para o clássico contra o Flamengo, na próxima quarta-feira. A diretoria vascaína fretou até um voo para que Martín possa chegar a Brasília a tempo de disputar o jogo, que será no dia seguinte a Uruguai x Peru, em Montevidéu. O desgaste físico não preocupa, já que Martín é reserva na seleção. Até ontem, mais de 21 mil ingressos já haviam sido vendidos para o jogo na capital.

POUCAS OPORTUNIDADES

Com poucas chances de atuar, tamanho o prestígio do titular, Jordi vive uma fase de afirmação no clube, algo sempre difícil para um goleiro reserva. Desde os 17 anos em São Januário, começou a ganhar mais espaço entre os profissionais no ano passado, quando fez 15 jogos (5 vitórias, 4 empates e seis derrotas) e sofreu 26 gols. Na campanha do último título carioca, Jordi ganhou uma oportunidade, justamente, contra o Botafogo. Na ocasião, Jefferson e Martín Silva estavam convocados para as respectivas seleções. Mas Jordi não foi bem no empate por 1 a 1. “Mal posicionado no gol do Botafogo e atrapalhado nas saídas, apesar de ter feito uma boa defesa no primeiro tempo”, avaliou o GLOBO no dia seguinte.

Aos poucos, no entanto, Jordi foi ganhando a confiança do torcedor. Pouco tempo depois, assumiu a vaga de titular enquanto Martín Silva estava na Copa América e, em seguida, teve lesão no tornozelo, ficando fora da equipe por quase dois meses. No início, Jordi se revezou no posto com Charles, mas, depois, se firmou, com boas atuações. Os companheiros afirmam ter confiança em seu trabalho.

— O Jordi tem atuado muito bem quando teve oportunidade. Ele tem toda a confiança e respeito do grupo — disse o paraguaio Julio dos Santos.

A comissão técnica faz eco à declaração do meia.

— Martín é um jogador excepcional, está num nível maravilhoso, mas a gente confia no trabalho do Jordi. Tenho certeza de que o Jordi vai muito bem. Tem personalidade, estatura, presença de área. Vai correr tudo certo. Provavelmente, teremos o Martín no próximo jogo, contra o Flamengo — disse o técnico Jorginho, demonstrando confiança no goleiro reserva.

JEJUM DO BOTAFOGO CONTRA O VASCO

Além de Martín Silva, os outros dois desfalques do Vasco serão Riascos — que só deve voltar contra o Flamengo e será substituído por Thalles no jogo de hoje — e Éder Luís, ainda sem data para retornar ao time. Pelo lado alvinegro, Ricardo Gomes terá o time completo. Airton e Emerson foram poupados do treino de ontem para evitar desgaste, mas não preocupam para o clássico desta tarde.

Ao repetir a escalação dos últimos jogos, Ricardo Gomes tentará quebrar um pequeno jejum. Desde agosto de 2013, o Botafogo não vence o Vasco. Para isso, aposta no entrosamento do time.

— Evoluímos bastante em relação ao início da temporada. Tínhamos jogadores buscando posicionamento, isso não acontece mais, é automático — disse o treinador




Fonte: O Globo Online