Odvan brilhou no Espírito Santo em 2000; relembre outras partidas

Sexta-feira, 18/03/2016 - 10:27
comentário(s)

Seis anos, dois meses e seis dias. Esse é o tempo de espera do torcedor capixaba até o reencontro com o Vasco, neste sábado, às 16h (de Brasília), em partida contra o Boavista, no Kléber de Andrade, pela segunda rodada da Taça Guanabara. Sétima vez que o Cruz-Maltino vai ao Espírito Santo para jogos oficiais, dando continuidade a uma história marcada ainda por amistosos, estatísticas equilibradas, pré-temporadas e um surpreendente Odvan herói e artilheiro (confira no vídeo acima).

A última vez do Vasco no estado aconteceu em 2010, quando realizou pré-temporada em Vila Velha e encarou uma seleção local, no dia 13 de janeiro, no estádio da Desportiva, o Engenheiro Araripe. Fumagalli fez o gol vascaíno no empate por 1 a 1. Em jogos oficiais, porém, a espera capixaba é bem maior.

Pelo Brasileiro de 1995, o Vasco mandou o duelo com o Paraná no Kléber de Andrade, pelo segundo turno, e acabou derrotado por 3 a 1. Marcelo Carioca descontou para o Cruz-Maltino depois de Claudinho Batista abrir 2 a 0 para os visitantes, enquanto Jobson completou o placar. Em 2000, no entanto, o clube voltou ao palco do compromisso de sábado para amistoso.

Com o elenco que seria campeão brasileiro e da Mercosul meses depois, o Vasco venceu o Rio Branco capixaba por 2 a 0, em 30 de junho. Autor de somente 13 gols em 279 jogos pelo clube, Odvan viveu sua noite de goleador e garantiu o triunfo com duas cabeçadas no segundo tempo. O zagueiro relembrou o dia especial e não perdeu a oportunidade de provocar os rivais cariocas:

- Lembro que a torcida do Vasco no Espírito Santo é muito grande. O Vasco não joga mais vezes lá porque tem estádio. É um único clube do Rio que tem seu estádio. Naquele jogo, foram dois gols de cabeça em escanteios do Juninho. Me antecipei aos zagueiros e fiz. A torcida compareceu em massa.

O retorno ao Espírito Santo será marcante agora para outro zagueiro. Nascido em Vitória, Luan atuará pela primeira vez como profissional em seu estado natal. Quando Odvan brilhou no Kléber Andrade, ele era somente uma criança de sete anos:

- A família está ansiosa para me ver. A festa é para eles, mas para mim é compromisso. Vou me dedicar totalmente para o Vasco sair vitorioso. Sou capixaba, amo meu estado, me sinto honrado de poder jogar lá como profissional. Na minha cabeça, vou estar muito focado.

Em jogos oficiais, o Vasco conta com duas vitórias, dois empates e duas derrotas em gramados capixabas. Todas as partidas foram pelo Brasileirão da Série A.



Fonte: GloboEsporte.com