Ex-lateral vascaíno Zé Maria é o novo técnico do Gor Mahia, do Quênia

Terça-feira, 15/03/2016 - 16:16
comentário(s)

Ex-jogador de Portuguesa, Vasco, Flamengo e Inter de Milão, Zé Maria encerrou a sua carreira em 2008 e, após comandar pequenos clubes da Romênia e Itália, entra para a história do futebol do Quênia como o primeiro brasileiro treinar um clube do país. Ele já está na África, onde assinou por dois anos com o Gor Mahia, atual tricampeão queniano. Antes, Danilo Alves comandou a seleção local por apenas três partidas. A ausência de compatriotas não assusta, e o ex-camisa 2 vê em Zico, que ajudou no desenvolvimento do futebol japonês no início da década de 90, como uma inspiração na nova aventura.

- Foi uma decisão muito bem pensada. É um país que fala o inglês, isso é bom também. É um país muito parecido com o Brasil. Estou indo para um clube grande, que ganhou os três últimos campeonatos do país (...). Acho que tem tudo para dar certo essa aventura. Aqui é uma oportunidade, como o Zico teve no Japão. Minha ideia é vir para cá e fazer parte da história do futebol queniano.

Antes de acertar com o Gor Mahia, Zé Maria fez estágios com treinadores renomados do futebol europeu, como o português José Mourinho, ex-Chelsea e Inter de Milão e Real Madrid, e o italiano Carlo Ancelotti, que comandará o Bayern de Munique na próxima temporada. De acordo com o brasileiro, o período de aprendizado com grandes nomes do futebol mundial o ajudará a ter o mesmo sucesso do período como jogador agora como técnico.

- Fiz estágios com grandes treinadores da Europa, como o Mourinho e o Ancelotti, que é um grande amigo. Isso para poder melhorar. Não adianta ter uma grande carreira como jogador, eu preciso saber passar isso como treinador.

Diretor de futebol do clube queniano, David Kilo disse que tradicionalmente os clubes locais procuram treinadores da Europa. A mudança para profissionais da América do Sul tem como objetivo aumentar o nível técnico do país.

- Normalmente procuramos técnicos europeus. Agora estamos buscando na América do Sul para ter certeza que o nível do futebol do Quênia possa melhorar.

Além de Portuguesa, Vasco, Flamengo e Inter de Milão, Zé Maria também jogou por Ponte Preta, Palmeiras, Cruzeiro, Parma-ITA, Perugia-ITA, Levante-ESP e Sheffield United-ING. O jogador foi titular da Seleção nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, competição que teve a Nigéria como campeã e o Brasil na terceira posição.

Fonte: Sportv.com