Ex-presidente Lula diz que continua vascaíno e exalta a luta do clube contra o preconceito racial

Segunda-feira, 29/02/2016 - 00:36
comentário(s)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou o Vasco durante discurso proferido na festa de aniversário de 36 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), no último sábado (27/02), no Rio de Janeiro.

A menção foi feita num momento em que o ex-presidente admitiu que a situação do Brasil "não anda das melhores" e a comparou com a do Gigante da Colina, que disputará a Série B do Campeonato Brasileiro em 2016. Lula também lembrou a luta vascaína contra a discriminação racial.

"Quem é do Rio de Janeiro sabe o que aconteceu com o Vasco no ano passado. O Vasco, embora seja o meu time aqui no Rio de Janeiro, o Vasco não estava bem, mas eu continuo vascaíno. Bem, eu sei que flamenguista não gosta, que botafoguense não gosta, que Fluminense não gosta, que América não gosta, mas é assim. Eu sou vascaíno. Eu sou porque a qualidade que me fez ser vascaíno é o fato do Vasco da Gama ser o primeiro time brasileiro a ter negro jogando no seu clube. Foi o primeiro time com negro. Quando o seu time lá em São Paulo recusava negro, o Vasco da Gama tinha negro jogando dentro do Vasco da Gama. Então, há muito tempo o Vasco superou o preconceito racial neste país e colocou o negro para jogar futebol", declarou Lula.

No áudio abaixo, a citação de Lula ao Vasco acontece por volta do minuto 03:00.





Fonte: NETVASCO (texto, transcrição), Agência PT de Notícias (áudio, foto)