De Jamelão a Laíla, vascaínos têm estreita ligação com as escolas de samba melhor colocadas do Carnaval carioca em 2016

Domingo, 14/02/2016 - 06:33
comentário(s)

Terminou o Carnaval. No desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, deu Mangueira (campeã), com Unidos da Tijuca em segundo lugar, Portela em terceiro, Salgueiro em quarto e Beija-Flor em quinto. Para onde se olhe, portanto, haverá um vascaíno ilustre comemorando.

É impossível falar em Mangueira e não pensar imediatamente no intérprete e ilustre vascaíno Jamelão, falecido em 2008 aos 95 anos. Outro ícone mangueirense, Nélson Sargento, que tem 91 anos, também torce para o Gigante da Colina. O atual presidente da escola, Franscisco de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, também é vascaíno. São fãs da Cruz de Malta, ainda, a porta-bandeira Squel, a rainha de bateria Evelyn Bastos e a musa Renata Santos, que já foi até rainha da Força Jovem.

A ligação da Unidos da Tijuca com o Vasco é bastante conhecida por todos. Presidida pelo português Fernando Horta, a agremiação homenageou o Gigante da Colina em seu centenário, em 1998. Hoje, Horta ocupa o cargo de 1º vice-presidente geral do Gigante da Colina. A Unidos da Tijuca é a escola preferida entre os cruz-maltinos, segundo pesquisa feita em 2014 pela NETVASCO.

A Portela tem como um de seus nomes mais conhecidos Paulinho da Viola, outro vascaíno ilustre. O atual carnavalesco da escola, o festejado Paulo Barros, também torce para o Vasco.

No Salgueiro, escola de samba do coração do "Animal" Edmundo, a vascaína mais conhecida é a rainha de bateria Viviane Araújo, considerada, aliás, a "Rainha das rainhas de bateria" do Carnaval carioca. Viviane foi rainha da Força Jovem na década de 90.

Laíla, principal carnavalesco da Beija-Flor, é torcedor fanático do Vasco. Em 2013, numa entrevista ao jornal Extra, ele declarou: "Torço mesmo, vou aos jogos. Sou da época da geral do Maracanã. De Vavá, Bellini, Orlando, Coronel, Sabará".



Fonte: NETVASCO (texto), Reprodução Internet (foto)