Muricy Ramalho: 'São Januário tem campo bom, o que nos favorece'

Sexta-feira, 12/02/2016 - 17:27
comentário(s)

Franco como o estilo de Muricy. O treinador espera uma partida aberta, com dois times procurando o ataque no clássico deste domingo em São Januário. No seu primeiro jogo contra grandes no futebol carioca, o técnico serviu de escudo para qualquer polêmica com relação ao mando de campo do Vasco em seu estádio. Ele deixou isso claro ao dizer que "por isso estava aqui" (na coletiva de imprensa), para evitar qualquer declaração de jogador que gerasse repercussão. E foi além: elogiou o campo do Vasco e lembrou a falta de estádios no futebol do Rio, sem Maracanã e Engenhão.

- Gostei do campo, vi jogos do Vasco e do Botafogo em São Januário. Fiquei feliz, porque alguns estádios não têm condição de jogo e isso é ruim para nós. São Januário tem campo bom, o que nos favorece - disse o treinador, que lembrou de partida em 2008 pelo São Paulo, quando o Tricolor Paulista venceu e se consolidou na liderança do Brasileiro. - São Januário é estádio bom para se jogar, não tem problema nenhum.

Sem fazer mistério, Muricy afirmou que a equipe é a mesma dos últimos jogos, com Paulo Victor, Rodinei, Wallace, Juan e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Mancuello; Marcelo Cirino, Emerson Sheik e Guerrero. O treinador adiantou que dificilmente Cuéllar estará apto a participar da partida, apesar de já estar regularizado. Muricy também tratou de não colocar pressão sobre a dupla Ederson e Nixon, que se recuperam de lesões e voltam aos poucos a treinar com o grupo.

Confira abaixo a íntegra da entrevista coletiva de Muricy:

Estágio do Flamengo

Estamos melhorando pouco a pouco, fizemos bons jogos contra o Atlético-MG e também contra a Portuguesa, mais o primeiro tempo. No segundo tempo não conta muito, pelas expulsões e tudo. Tínhamos obrigação e dominamos o jogo, marcamos forte, recuperamos rápido a bola. Criamos várias situações de gol. É apenas um mês de trabalho, pouco a pouco vamos melhorando. Falta muita coisa ainda.

Cuéllar ainda não

Estamos conversando com o departamento médico, físico, vamos ter muita calma. Ele sentiu um pouco na pré-temporada. Ainda falta, não treinou com o time titular porque não estava regularizado e dificilmente entra em campo nesse jogo.

Preparação diferente?

Temos muita cuidado na preparação com todos jogos, buscamos informações de todos adversários e levamos isso muito a sério, não importa o time. Clássico é importante, mas está muito no começo, não vai definir muita coisa, mas dá confiança e também serve para medir forças. Tivemos um jogo desse em Minas, contra o Atlético, e fomos bem. Esperamos fazer igual agora contra o Vasco.

Ederson e Nixon sem previsão

Os dois estão em recuperação, tinham desequilíbrio muscular, o que foi detecatado e causou as lesões. Estão se recuperando e falta pouco, mas é bobagem dar um prazo. Deixa o jogador ansioso. Vão voltar pouco a pouco.

Orientação contra polêmicas

Por isso hoje estou aqui. Se põe jogador, vocês (jornalistas) são inteligentes, provocam com alguma pergunta, vocês fazem isso isso. Para não criar polêmica, para ninguém falar bobagem que pode passar para fora do campo, estou aqui. Temos que jogar futebol. Jogador é pago para fazer isso. Vamos jogar futebol e fazer bom jogo. O resto não é com a gente, é com a segurança. A gente tem que se preocupar com o Vasco, se preocupar com a maneira que vai jogar.

Preocupa atuar em São Januário?

No Rio não tem estádio, então tem que aceitar. O único estádio com tamanho (para um clássico) é o do Vasco. Os times do Rio vão sofrer com isso, é natural. (Times) não têm casa. São Januário é estádio bom para se jogar, não tem problema nenhum.

Vantagem do Vasco jogar em casa

Estão acostumados a treinar, é o campo deles, tudo favorece nesse sentido. Mas dentro de campo não tem favorito, os dois estão jogando bem, estão bem treinados. Mas, sem dúvida, jogar em casa é sempre bom.

Vila Belmiro e São Januário

A Vila é um campo bem apertado, tem condição especial. A pressão lá é enorme em cima do adversário. Trabalhei lá dois anos e sei como é. Faz diferença sim (mando de campo em clássico).

Características do jogo

Deve ser jogo aberto, é da característica das duas equipes. Já dá para perceber que não vai ser um jogo retrancado. Não adianta o treinador querer fechar que não vai conseguir. São dois times muito ofensivos. Todo jogo fazem gols.

Fla mordido pelas derrotas de 2015?

Jogador tem que estar com vontade sempre, não importa o time. Não participei do ano passado. Para mim o que vale é o jogo de domingo. Meus números são os de domingo. Esse negócio de estar mordido não existe, tira jogador da concentração, fica uma coisa maluca, o treinador querendo pôr pilha. Isso não se usa mais. Tem que estar bem treinado e bem informado do que vai acontecer no campo. Esse é o futebol de hoje.

Fonte: GloboEsporte.com