Rodrigo: 'Sabemos o que queremos para esse ano, que é jogar em nível altíssimo desde a primeira partida'

Terça-feira, 02/02/2016 - 19:03
comentário(s)

Um Vasco ligado na tomada do primeiro ao último jogo da temporada. Essa é a ordem de Rodrigo para evitar mais um ano de sufoco em São Januário. Se é necessária uma série de equívocos para que um rebaixamento seja concretizado, o zagueiro aponta a guarda baixa no início do campeonato como determinante para que o Vasco terminasse 2015 na Segunda Divisão. E o capitão cruz-maltino não quer nem cogitar repetir o erro na temporada que começou no último fim de semana. A vitória por 4 a 1 sobre o Madureira foi a primeira resposta positiva do elenco, que foi quase todo mantido da reta final do ano passado.

Com um péssimo primeiro turno, quando foi o lanterna com somente 13 pontos em 19 partidas, o Vasco não conseguiu evitar a queda nem mesmo com a arrancada nas últimas 15 rodadas, onde perdeu somente uma vez. No próprio Campeonato Carioca, as oscilações fizeram com que a equipe se classificasse na quarta colocação para as semifinais, tendo que tirar vantagem de Flamengo e Botafogo para ser campeão. Calejado com o passado recente, Rodrigo olha para frente e cobra uma postura linear ao longo da temporada:

- Não vou nem comentar muito do ano passado. Esse ano as coisas vão fluir um pouco melhor. Não tivemos que montar a equipe, ninguém teve que conhecer um novo companheiro. Já temos um time que se conhece e está muito tranquilo. O que realmente mudou na mentalidade é que sabemos o que queremos para esse ano, que é jogar em nível altíssimo desde a primeira partida do ano. Aprendemos com os erros. Demoramos para entrar no Brasileirão ano passado e acabou acontecendo o que todos já sabem. A única coisa boa foi resgatar uma equipe que estava muito mal. Muitos falam que o Estadual não serve, mas para mim serve muito.

Com a permanência de nove dos 11 titulares na última partida de 2015, contra o Coritiba, Rodrigo admite que o Vasco não começa 2016 do zero e cita o entrosamento como um diferencial:

- Time ideal é impossível ter. Chegar perto é nosso objetivo. Mudar o que fizemos ano passado seria besteira. A equipe é a mesma. O treinador quer implantar algumas coisas e acho que é isso. Não fizemos muitos jogos-treinos porque acho que não precisávamos. Já nos conhecíamos.

Na estreia no Carioca, Mateus Pet e Julio dos Santos foram as caras novas, nas vagas de Diguinho e Serginho. Ambos, no entanto, já faziam parte do elenco no ano passado. Líder do Grupo A, o Vasco tem pela frente o América, em Edson Passos, pela segunda rodada. Partida com dificuldade dobrada por conta das condições precárias do gramado:

- Vamos sofrer um pouquinho, mas é uma dificuldade que não só o Vasco vai enfrentar. Temos as dificuldades do adversário e o campo é para os dois. Eles levam vantagem por conhecer o gramado, por treinar, mas na hora é o momento de cada jogador.

Nesta quarta-feira, o Vasco volta a treinar na parte da tarde em São Januário para os ajustes finais visando a partida contra o América, quinta, às 19h30 (de Brasília).




Fonte: GloboEsporte.com