Matheus Índio tem se destacado na pré-temporada e marcou um golaço de voleio nesta 2ª-feira

Segunda-feira, 18/01/2016 - 20:39
comentário(s)

O nome Matheus tem sido o de maior destaque na pré-temporada do Vasco, em Pinheiral. Depois do Pet ser escalado por Jorginho como titular em todas as atividades, o Índio é outro que tem chamado a atenção pelo desempenho no CT João Havelange. Responsável pelas melhores jogadas ofensivas dos reservas no coletivo de sábado, o meia de 19 anos marcou um golaço de voleio em treino de finalização nesta segunda-feira e recebeu elogio dos companheiros.

De volta ao Vasco no início do ano passado, após deixar o clube através da Justiça e rodar por Penapolense e Santos, Matheus Índio tem contrato até junho de 2018 e entrou em campo somente três vezes pelo time profissional. Meia-armador, o jovem teve passagem destacada pela Seleção Sub-17 e em 2015 já tinha sido elogiado por Jorginho, que revelou o desejo de puxá-lo do Sub-20 quando promoveu o xará Mateus Pet.

No coletivo de sábado, Índio organizou as principais jogadas do time reserva e demonstrou bom entrosamento com Eder Luís, pelo lado esquerdo. Com chutes de fora da área, ele também obrigou Martín Silva a fazer boas defesas. Nesta segunda, o golaço foi marcado durante atividade física e técnica, comandada pelo preparador Joelton Urtiga. No trabalho, os jogadores davam tiros curtos em alta velocidade e corriam para finalizar dentro da área. Após cruzamento de Madson, o meia emendou cheio de estilo de voleio. Da academia, companheiros que faziam musculação deram gritos de incentivo.

Após idas e vindas no Sub-20, Índio foi definitivamente integrado ao elenco profissional neste início de 2016, assim como o goleiro Gabriel Félix, o zagueiro Kadu e o meio-campista Mateus Pet. Os outros jovens - Alan Cardoso, Andrey, Evander, Renato Kayser e Caio Monteiro - ainda passam por um período de avaliação. Técnico do meia no Juniores, Rodney Gonçalves definiu suas características:

- É um atleta de boa técnica. É um meia de ligação que consegue unir força e técnica.

Empresariado pelo ex-jogador Deco, Matheus Índio já atraiu olhares de clubes europeus e chegou a conhecer as instalações do Porto durante o litígio com o Vasco. A briga na Justiça, no entanto, fez com que os portugueses desistissem do acerto. A multa rescisória do novo contrato é de 5 milhões de euros (R$ 22 milhões), e o Cruz-Maltino tem direito da 50% deste valor.

Formado nas categorias de base do Vasco, Índio chegou no futebol de salão do clube aos 7 anos e passou para o campo aos 9. Campeão infantil pelo Vasco em 2011, Índio era um dos cinco garotos do clube na seleção brasileira que levantou o caneco do Sul-Americano no mesmo ano. Ao fim da competição, valorizado, Índio e Vasco chegaram a um acordo para o primeiro contrato profissional em 2012.

O clube, porém, não pagou as luvas prometidas, atrasou salários e não pagou impostos, o que levou o jogador a entrar com ação e iniciar longa batalha na Justiça do Trabalho. Depois de passar discretamente por Penapolense e Santos, Índio acertou o retorno a São Januário em janeiro de 2015.




Fonte: GloboEsporte.com