Rodrigo e Luan disputam o 3º Estadual juntos e esperam repetir boas marcas

Sábado, 09/01/2016 - 10:23
comentário(s)

Entre as caras já conhecidas pela torcida do Vasco neste início de temporada está a dupla que disputará seu terceiro Campeonato Carioca consecutivo como titular: Luan e Rodrigo. Aos 22 e 35 anos, respectivamente, os dois tornaram-se amigos e ganharam entrosamento na defesa cruz-maltina. Em 2014, foram a zaga menos vazada da competição. Em 2015, campeões, com apresentações seguras nos clássicos.

Nesses dois anos, a dupla disputou 13 clássicos e foi derrotada em apenas um deles, contra o Flamengo, em 2014, por 2 a 1, na Taça Guanabara. Em 2015, no Carioca, não perderam atuando juntos nos clássicos.

Este ano, vão liderar o setor novamente. Os reservas são Rafael Vaz, que também chegou a jogar na reta final de 2015, Jomar, Aislan - único que renovou do elenco dos que estavam em fim de contrato - e Kadu Fernandes, formado na base vascaína.

Jorginho se mostra seguro com a dupla. O treinador disse que é um privilégio tê-los na defesa, e que Luan vem crescendo com a experiência de Rodrigo.

- São jogadores que encaixaram muito bem um com o outro e se respeitam muito. Nossa linha de quatro atrás, na minha opinião, é uma das melhores do Brasil. Todo mundo tem problema, contrata, e nós tivemos que liberar dois jogadores. Tínhamos muitos zagueiros de extrema qualidade. O Rodrigo com toda experiência, qualidade, questão técnica, percepção do momento, e a força que ainda tem. É o primeiro a chegar, o último a sair. A determinação é impressionante. O Luan está crescendo ao lado dele, sabendo os momentos de meter a bola na frente, de jogar, de tocar... A qualidade deles é muito grande. Quando cheguei, davam muito chutão e disse que isso não pode. Temos ainda o Rafael Vaz, o Jomar, que talvez seja o menos provido tecnicamente, mas o mais rápido que tenho. É um privilégio contar com dois jogadores desse nível - opinou Jorginho.

Em 2014, Luan e Rodrigo disputaram 15 jogos e sofreram 10 gols (sete vitórias, sete empates e uma derrota). No ano seguinte, uma atuação desastrosa da equipe diante do Friburguense fez com que a dupla perdesse o "bi" de defesa menos vazada (conta-se aqui todos os jogos disputados na competição pela defesa vascaína no geral). Rodrigo se machucou logo no início da partida, e o Vasco acabou perdendo por 5 a 4. Depois do baque, conquistou o Campeonato Carioca diante do Botafogo, em jogos com atuações muito boas dos dois zagueiros.

Em 2015, o total dos dois jogando juntos na competição foi de 13 partidas, com 10 vitórias, dois empates, uma derrota e seis gols sofridos apenas. Desses 13 jogos, Luan e Rodrigo não levaram gols em 10. Neste ano, Anderson Salles atuou em seis partidas, as que o time acabou sofrendo mais gols.

O elenco do Vasco começa a treinar em Pinheiral na terça-feira de manhã, onde ficará por duas semanas. A estreia no Campeonato Carioca acontece dia 31, um domingo, em São Januário, contra o Madureira, em partida que será realizada às 17h (de Brasília).

Rodrigo e Luan nos Cariocas

- Em 2014, zaga menos vazada
- Em 2015, de 13 jogos, não sofreram gols em 10



Fonte: GloboEsporte.com