Atletismo: Vasco acerta retorno de Aldemir Gomes, atleta revelado no clube e que já tem índice olímpico para Rio 2016

Terça-feira, 29/12/2015 - 20:28
comentário(s)

A reestruturação dos esportes olímpicos em São Januário segue a "todo vapor". Na última segunda-feira (28/12), o Club de Regatas Vasco da Gama acertou o retorno do velocista Aldemir Gomes da Silva Junior, atleta com índice olímpico e que viveu parte de sua vida no esporte competindo pelo Gigante da Colina. Com 23 anos, o carioca esteve presente no último Pan-Americano, no Canadá, neste ano, e participou das Olimpíadas de 2012, em Londres. Além de Aldemir, a técnica e ex-atleta vascaína Vânia Maria Ferreira da Silva também volta a defender o Cruzmaltino. Para a treinadora, retornar ao Almirante acompanhada de Aldemir, em um ano importante, é algo especial.

- É um prazer muito grande, por eu ter sido atleta e campeã no Vasco. Iniciei meu trabalho como treinadora aqui, então, neste momento, com os Jogos Olímpicos no Brasil, é um grande prazer contar com este apoio do Vasco para ajudar no meu trabalho de preparação com os atletas. O Aldemir já tem o índice e nos sentimos em casa com a Solange, coordenadora técnica do Vasco. Ela foi minha treinadora e é a pessoa que eu mais confio no atletismo do Brasil. Ela é sensacional, nada melhor do que ter alguém como ela ao meu lado, me ajudando para ter força e apoiar este projeto olímpico - disse Vânia.

Aos onze anos, Aldemir começou sua trajetória no Vasco e no esporte. Nascido na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, o velocista iniciou competindo no salto em distância e barreira. Mudou para as provas de velocidade após sofrer uma lesão no tornozelo e focou nos 200m e revezamento 4x100m. Atualmente, está em segundo no ranking dos 200m rasos e já detém o índice olímpico para estar nos Jogos do Rio 2016. A marca de 20.44 segundos no Troféu Brasil de 2015 trouxe não só o título, como a garantia do tempo abaixo de 20.50 segundos, determinante para obter o índice. Na época, o atleta integrava a equipe AEFV.

Para assegurar a vaga, precisa manter os bons resultados e estar entre os três primeiros do ranking, em caso de mais de três corredores com índice. Se não chegar a este número de competidores com o tempo inferior a 20.50 segundos, Aldemir estará nas Olimpíadas sem precisar do ranking. Nos 400m, também alcançou o índice e está pré-convocado para integrar a equipe nos Jogos. Solange Chagas, coordenadora técnica do Vasco, comemorou a chegada do reforço.

- A volta do Aldemir é muito boa. Estou muito feliz com este retorno do atletismo adulto, vai somar muito. Estamos virando o ano com os esportes olímpicos do clube crescendo. Temos o Aldemir agora com índice olímpico, o basquete voltando, o remo com a Fabiana Beltrame, todos os esportes sendo privilegiados. Ter também os esportes olímpicos como prioridade é muito importante para o Vasco. Esta é a marca do presidente, está sempre olhando para estes esportes com carinho e atenção.

Confira os recordes pessoais de Aldemir Gomes da Silva Junior e suas principais conquistas:

Recordes: 100m- 10.20 segundos e 200m - 20.32 segundos

Conquistas: bicampeão do Troféu Brasil adulto nos 200m, campeão dos Jogos Sul-Americanos, recordista sub-23 nos 200m e medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos no revezamento 4x100



Fonte: Site oficial do Vasco