Vasco teve, na base, sua melhor temporada no século XXI

Terça-feira, 22/12/2015 - 23:47
comentário(s)

O ano de 2015 marcou a reabertura da "Fábrica de Craques" do mais pioneiro clube do futebol brasileiro. Além de voltar a utilizar com frequência pratas da casa na equipe profissional, o Vasco da Gama viu sua nova metodologia de trabalho, voltada exclusivamente para a formação de atletas identificados com suas cores, o conduzir a realização de um feito histórico. A atual temporada foi, em termos de títulos, uma das melhores da história do futebol amador cruzmaltino.

A equipe de São Januário levantou nada mais, nada menos que nove troféus no corrente ano, feito que não era obtido desde 1998, quando o Gigante da Colina subiu ao lugar mais alto do pódio 11 vezes. O mais importante título de 2015 foi conquistado pelo sub-17. No mês passado, em São Januário, o juvenil vascaíno venceu o Flamengo por 1 a 0 e levou o Campeonato Carioca após 15 anos. Essa categoria também venceu a Taça Guanabara e a Copa Leão da Serra.

Outro time que merece ter seu desempenho exaltado é o sub-15. Ao contrário do sub-17, o grupo infantil não alcançou a hegemonia estadual, mas se engana quem pensa que o ano não foi marcado por bons resultados. Com uma campanha espetacular (15 vitórias em 15 jogos), os Meninos da Colina bateram o Flamengo e chegaram ao título da Taça Guanabara dentro do histórico Caldeirão. Os vascaínos triunfaram ainda na Copa Guri e na Copa Tigres.

As categorias iniciais (sub-09, sub-11 e sub-13) foram responsáveis pelas outras três conquistas. O fraldinha encerrou 2015 como melhor equipe do Rio de Janeiro ao derrotar o Olaria na decisão do Festival de Futebol Infantil (Festbolin). Quem também se sagrou campeão da mesma competição foi o pré-mirim. Os Garotos de São Januário, entretanto, levaram a melhor sobre o Flamengo na grande final. O mirim subiu ao lugar mais alto do pódio na Copa Tigres.

Sub-20 se destaca pela promoção de jogadores para o profissional

Títulos são importantes, mas não é só deles que sobrevive um grande trabalho de formação. Em 2015, a categoria sub-20 não soltou o grito de "é campeão", mas não pode ser considerada menos vencedora que as outras. Isso porque o time júnior cedeu inúmeros jogadores para o elenco profissional. Gabriel Félix, Mateus Vital e Renato Kayzer, relacionados por Jorginho na reta final do Campeonato Brasileiro, estão entre eles.

Dois jogadores do grupo sub-20, Lorran e Matheus Índio, também foram utilizados na equipe de cima ao longo da temporada. Outros atletas, dentre eles Kadu Fernandes, Andrey Ramos e Evander Ferreira, serão promovidos no ano que vem. Dentro de campo, entretanto, vale destacar a boa campanha no Campeonato Carioca, quando o Vasco disputou as duas semifinais de turno, algo que não acontecia desde 2010.




Fonte: Site oficial do Vasco