Matemático Tristão Garcia analisa chances vascaínas: 'Continua difícil, como em toda competição'

Domingo, 22/11/2015 - 02:33
comentário(s)

Faltam apenas três adversários — Joinville, neste domingo, às 17h, no campo do adversário; Santos, no próximo fim de semana, em São Januário; e Coritiba, no dia 6, na capital paranaense —, e o Vasco só pode pensar em três vitórias para se manter na primeira divisão. Para evitar o terceiro rebaixamento, depois dos de 2008 e 2013, o clube necessita superar o time catarinense, que também luta para não ser rebaixado já neste domingo. Após o empate por 1 a 1 com o Corinthians, em casa, na quinta-feira, a situação do Vasco piorou muito.

Se perder, o time carioca cairá para a segunda divisão, caso o Avaí, em 16º lugar, vença o Fluminense, em Cariacica (ES), e o Figueirense derrote a Chapecoense. Se isso acontecer, a tragédia se repetirá no mesmo cenário da queda de 2013, a Arena Joinville. Lá, o Vasco foi rebaixado ao ser goleado pelo Atlético-PR: 5 a 1.

— Sabemos que dificultou bastante, pois o percentual de pontuação (para se salvar) elevou. Mas primeiro temos que ganhar do Joinville e depois pensar nas outras partidas. Vamos passo a passo. A situação é difícil, mas já estivemos bem mais longe — declarou o técnico do Vasco, Jorginho.

Levando-se em conta a análise do matemático Tristão Garcia para o “Lancenet”, a situação vascaína é praticamente irreversível. Depois de ter vencido o Palmeiras fora de casa, empatou em casa com o Corinthians e, além disso, viu adversários diretos na luta contra o rebaixamento vencerem suas partidas. Praticamente só um milagre salva.

— Piorou em relação ao último jogo porque antes havia conseguido uma vitória espetacular fora de casa (Palmeiras), mas agora tropeçou em casa. Continua difícil, como em toda competição — disse o matemático Tristão Garcia, para o qual o risco de queda do Vasco é de 94%. — Essa é a realidade do Vasco. A competição vai terminando, e o time não consegue vencer. Os torcedores devem ter esperança, mas tem de ganhar todas.

PELA MODERNIZAÇÃO

Jorginho não terá o zagueiro Rodrigo. Na quinta-feira, apesar de experiente, deu um pontapé na cabeça de um adversário. Foi expulso. Em seu lugar, entra o reserva Rafael Vaz.

Para alguns torcedores do Vasco, permanecendo ou não na primeira divisão, o clube tem de se modernizar, adotando uma estratégia para conquistar novos sócios e mais recursos. Internacional e Palmeiras, que reformaram seus estádios graças aos planos de sócio-torcedor, são apresentados como exemplos.

Do outro lado, estará um time treinado por Paulo César Gusmão, goleiro reserva do Vasco nos anos 80:

— Sou profissional e já enfrentei o Vasco diversas vezes por outros clubes. Minha camisa e meu coração estão aqui. Quem me paga é o Joinville. Minha paixão, hoje, é o Joinville.

Fonte: O Globo Online