STJD marca julgamento de Rafael Silva para a próxima quinta-feira

Sexta-feira, 20/11/2015 - 10:35
comentário(s)

Após o adiamento desta semana, o julgamento de Rafael Silva no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) foi remarcado para a próxima quinta-feira, em sessão extra do tribunal. O atacante, punido com quatro jogos pela expulsão diante do Atlético-MG e que vem atuando sob efeito suspensivo, será o quinto caso da pauta e corre o risco de desfalcar o Vasco nas duas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. O departamento jurídico cruz-maltino, porém, está otimista e já tem a defesa pronta, embora não tenha revelado a estratégia a ser utilizada pelos advogados.

Rafael Silva pegou gancho de quatro partidas pela expulsão contra o Atlético-MG, no dia 5 de setembro (relembre no vídeo abaixo), e pelos xingamentos ao árbitro Elmo Alves Resende. Ele cumpriu a suspensão automática e ainda tem que ficar fora de mais três rodadas caso a punição seja mantida. Uma possibilidade de defesa é descaracterizar a ofensa moral ao juiz, artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e que tem como pena mínima quatro jogos, para desrespeito, artigo 258, em que a pena varia de um a seis e pode até mesmo ser revertida em advertência em casos de infrações de pequena gravidade.

No primeiro julgamento, realizado pela Segunda Comissão Disciplinar no dia 29 de setembro, três dos cinco auditores mantiveram a denúncia como ofensa, enquanto só dois desclassificaram a conduta para desrespeito. No Pleno, geralmente são nove auditores. Em depoimento no STJD na época, Rafael Silva negou ter chamado o árbitro de "fanfarrão" e ter feito gestos com as mãos como se ele estivesse roubando, como descrito na súmula. Segundo o jogador, por ser paulista, ele não é acostumado a usar essa gíria, e quanto ao gesto alegou serem palmas. Leandrão também compareceu ao tribunal para ajudar na defesa do companheiro e confirmou as palavras.

O adiamento do julgamento, que seria na última quarta-feira, por conta de um atraso na sessão permitiu que o efeito suspensivo de Rafael Silva fosse mantido para os jogos diante do Corinthians e do Joinville. O atacante, artilheiro do Vasco na temporada com 10 gols, foi titular quinta-feira em São Januário, mas foi substituído por Jorge Henrique aos 12 minutos do segundo tempo. Para a partida deste domingo, às 17h (de Brasília), na Arena Joinville, o jogador segue à disposição do técnico Jorginho.

Fonte: GloboEsporte.com