Vascaínos conquistaram apenas 17 pontos nos 17 jogos em casa neste Brasileiro

Segunda-feira, 09/11/2015 - 08:30
comentário(s)

Dois pontos. Essa é a distância do Vasco para o Avaí, primeiro time fora da zona de rebaixamento, após a vitória sobre o Palmeiras no domingo. O sonho de escapar da terceira queda à Série B nos últimos dez anos, que parecia improvável na metade do Brasileiro de 2015, ficou mais perto agora, a quatro rodadas do fim. Mas se um triunfo como visitante foi o que reascendeu as esperanças, o desempenho como mandante ainda preocupa nesta luta.

Considerando apenas os jogos disputados nesta condição, o Vasco é o pior time do campeonato - e com alguma folga. Foram apenas 17 pontos conquistados em 17 rodadas, o que representa um aproveitamento de 33,3%. Para se ter uma ideia, o Coritiba, que é o segundo mandante menos eficiente da competição, somou cinco pontos a mais nestas mesmas 17 partidas e tem rendimento de 43,1%.

O próximo compromisso do Vasco no Brasileiro será justamente como mandante. O adversário será o Corinthians, que precisa da vitória para confirmar o título sem depender do que acontecer com o Atlético-MG. O duelo acontecerá apenas no dia 19, depois dos dois compromissos da seleção brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, e será em São Januário.

"Não tenha dúvida de que voltar a São Januário é uma grande alegria para a gente", disse o técnico Jorginho, após a vitória deste domingo. "O campo está melhor, o presidente se preocupou bastante com isso. Não há dúvidas de que temos de fazer dali a nossa casa. Um lugar onde o adversário se sinta incomodado", completou.

O último jogo que o Vasco mandou em São Januário foi no dia 26 de julho, quando sofreu uma goleada por 4 a 1 do Palmeiras. Naquele momento, a diretoria optou por levar suas partidas para o Maracanã por entender que o estádio, por ser mais neutro, permitiria que os jogadores se sentissem menos pressionados pela torcida.

O que também preocupa o clube carioca nesta luta contra o rebaixamento é a lembrança do que aconteceu no primeiro turno contra os adversários que terá pela frente. O time perdeu de Corinthians, Santos e Coritiba e empatou sem gols com o Joinville.

Fonte: UOL