Martín Silva está entre os goleiros mais decisivos do Brasileiro

Sábado, 07/11/2015 - 19:42
comentário(s)

Cássio se intitulou "o melhor goleiro do Brasil" e foi convocado para a seleção brasileira, mas essa disputa ainda não acabou. Seis atletas estão em disputa direta pelo mérito de ser considerado o goleiro mais decisivo do Brasileirão-2015, e dois deles estarão em campo na Arena Corinthians na próxima rodada: Cássio, do Timão, e Wilson, do Coritiba.

Apesar de as equipes estarem em extremidades opostas na tabela, o desempenho deles em campo é muito próximo quando consideradas as defesas difíceis e gols que sofreram quando seus times empatavam ou venciam por um gol de diferença.

Os seis primeiros colocados no Índice de Goleiros Decisivos (veja ao final do texto os critérios usados) estão separados por apenas 0,057 ponto e todos têm chances reais de se tornar o mais decisivo. Outros goleiros também podem entrar nessa briga, mas como disputaram muitos jogos, teriam que fazer várias defesas difíceis e não levar gol para chegar à liderança.

Dos seis goleiros com melhor desempenho, quatro estão lutando por uma vaga na Libertadores (Marcelo Lomba, da Ponte Preta, Cássio, do Corinthians, Vanderlei, do Santos, e Marcelo Grohe, do Grêmio). Os outros dois arqueiros estão em times que ocupam a zona de rebaixamento: Wilson, do Coxa, e Martín Silva, do Vasco, em 18º e 20º, respectivamente, o que não os impede de se destacar como decisivos.

MARCELO LOMBA

Líder até o momento dos mais decisivos do Brasileirão, o goleiro da Ponte Preta é um dos maiores responsáveis por a Macaca se manter na disputar por uma vaga na Libertadores. O goleiro é o sexto jogador que mais tempo ficou em campo no Brasileirão e joga na defesa que menos protege o arqueiro: a Ponte Preta é a equipe que mais finalizações certas permitiu aos adversários (foram 446 até a rodada #33). Com essa combinação, Lomba é o goleiro que mais fez defesas difíceis, e o que poderia se tornar uma tragédia, o transformou no goleiro mais decisivo até este momento.



WILSON

O goleiro do Coritiba começou a jogar pela equipe alviverde na décima rodada da Série A. Antes dele, o Coritiba tinha feito dez jogos e perdido sete... Com ele em campo, o Coxa jogou 22 para perder sete, vencer seis e empatar nove. Se a equipe está a um ponto de deixar a zona do rebaixamento para a Série B, Wilson tem uma participação considerável por manter as esperanças da equipe e da torcida alviverde. Ainda que tenha menos jogos do que o líder, se tivesse feito mais três defesas difíceis, um número possível para quem jogou 22 partidas, estaria na primeira colocação. Se uma grande equipe começa por um grande goleiro, o Coritiba está em boas mãos.



MARTÍN SILVA

Com 16 jogos na competição nacional, o goleiro argentino ficou a apenas quatro defesas difíceis decisivas da ponta do índice. Com ele em campo, o Vasco venceu três, empatou sete e perdeu seis. Por ser o que tem menos jogos entre os líderes, cada defesa difícil decisiva que faz altera mais seu índice. Só que o Vasco é a segunda equipe que mais gols sofreu na competição, o que torna a missão de Martín Silva muito mais difícil, por mais que sua participação seja significativa em um time fortemente ameaçado pelo rebaixamento, último colocado na classificação.



CÁSSIO

Líder do Campeonato Brasileiro, provável campeão e atuando na defesa menos vazada da competição, o goleiro do Corinthians foi convocado por Dunga para defender a Seleção. Com a alteração na 35ª rodada, feita pela CBF, o goleiro deve atuar pelo Timão em todos os jogos até o fim do Campeonato. Titular indiscutível do clube alvinegro, Cássio seria o líder do ranking se tivesse feito mais sete defesas difíceis decisivas. A questão é saber se uma vez garantido o título, o time vai manter a solidez defensiva. Se isso ocorrer, Cássio está no páreo para confirmar o que ele mesmo disse, que é atualmente o melhor goleiro do Brasil.



VANDERLEI

Vanderlei vestiu a camisa de titular do Santos por 24 vezes neste Brasileiro e sofreu 26 gols, quase um por jogo, mas apenas 11 deles foram decisivos, ou seja, foram marcados quando o Santos empatava ou vencia por um gol de diferença. Ainda que esteja agora no G-4 do Brasileirão, o Santos chegou a frequentar a zona de rebaixamento, e por um período pareceu focar mais na Copa do Brasil, da qual vai disputar as finais. Ainda assim, Vanderlei seria o primeiro colocado se tivesse feito mais cinco defesas difíceis decisivas. Como o Santos está na luta por uma vaga na Libertadores do ano que vem e só haverá uma rodada do Campeonato Brasileiro após a decisão da Copa do Brasil, o Santos deve jogar com empenho as últimas partidas do Brasileirão.



MARCELO GROHE

Grohe sofreu com lesões nesta temporada e foi convocado algumas vezes para a seleção, o que fez com que ele perdesse 14 jogos. Dos goleiros listados, ele é o que tem menos defesas difíceis e gols sofridos de forma geral, são 20 e 11, respectivamente. Também com poucos jogos, Grohe seria o líder se tivesse feito mais cinco defesas difíceis decisivas. Como o Grêmio é o segundo time que menos gols sofreu na competição, é possível que Grohe dispute até o final a possibilidade de se tornar o goleiro mais decisivo do Brasileirão-2015.



CRITÉRIOS

Tudo começou com uma pergunta: que goleiro você preferiria ter no seu time: um que tivesse sofrido cinco gols e feito dez defesas difíceis ou um que tivesse sofrido dez gols e feito cinco defesas difíceis? A resposta que pareceu fazer mais sentido foi "depende do momento do jogo em que eles levaram os gols e fizeram as defesas". Se as defesas foram feitas quando o time empatava ou vencia por um gol e os gols foram sofridos quando o time já ganhava por dois de vantagem, qualquer um dos dois é bem-vindo.

A partir daí, escolhemos comparar os goleiros a partir de eventos decisivos: gols sofridos e defesas difíceis enquanto seus times empatavam ou venciam por um gol de diferença. Ou seja, gols sofridos e defesas difíceis que mexiam na pontuação da classificação no momento em que ocorreram.

De posse dos dados coletados jogo a jogo e considerando o placar de momento da partida em cada evento, dividimos o número de defesas difíceis decisivas pela soma de gols decisivos decisivos com defesas difíceis decisivas. O resultado dessa divisão é o Índice de Goleiros Decisivos de cada um dos concorrentes.

Fonte: GloboEsporte.com