Confira a situação dos jogadores emprestados pelo Vasco

Sexta-feira, 06/11/2015 - 11:49
comentário(s)

Atrasado no planejamento para 2016 por conta da indefinição de qual divisão irá jogar no ano que vem, o Vasco ainda não começou a correr atrás de contratações. Enquanto isso, uma maneira de reforçar o elenco é contar com a volta de jogadores emprestados: o Cruz-Maltino em dezembro terá o retorno de alguns atletas cedidos a outros clubes na temporada, enquanto outros ficarão sem contrato e podem ser opções para uma eventual renovação.

Contando só jogadores profissionais, o Vasco tem 12 emprestados em 2015. Quem mais se deu bem foi Eduardo Aranda, paraguaio que voltou para o Olimpia e segue com prestígio em seu país, sendo convocado para a seleção, inclusive para a disputa da Copa América. Outro velho conhecido dos cruz-maltino é Bernardo, mas ele ficou devendo no Ceará e acabará contrato no final do ano. Mesmo de longe, o meia recentemente participou da corrente #EuEscolhiAcreditar, criada pelos atletas de São Januário nas redes sociais. Quem deve retornar no segundo semestre de 2016 é o colombiano Montoya, que fez poucos jogos pelo Vitória de Guimarães, de Portugal.

O GloboEsporte.com buscou informações dos jogadores no exterior e contou com a ajuda de suas praças espalhadas pelo Brasil para resumir a situação de cada um dos atletas que podem, ou não, voltar ao Vasco. Veja a seguir um resumo da temporada de cada um até agora.

BERNARDO

Bernardo não conseguiu virar titular do Ceará e não vem sendo usadoChegou ao Ceará em julho, mesmo após o técnico Geninho o ter classificado como "problemático". O meia de 25 anos virou titular com o treinador, mas não rendeu o esperado. Para piorar, foi expulso ao ofender o árbitro no jogo contra o América-MG, na Série B, após ficar só 13 minutos em campo. O time perdeu, e no dia seguinte a sede amanheceu pichada com protestos direcionados à diretoria e a jogadores, entre os quais tinha um "Fora Bernardo". Desde então, não conseguiu brigar pela titularidade e, apesar de relacionado, não vem sendo utilizado sequer no segundo tempo.

Empréstimo até: 11/2015
Contrato até: 12/2015

EDUARDO ARANDA

Aranda é titular do Olímpia e tem prestígio O volante disputou a Copa América do Chile com o Paraguai e vem sendo constantemente lembrado pelo técnico Ramón Díaz, embora seja reserva na seleção. No Olimpia, porém, é titular absoluto, disputou 28 jogos na temporada e até marcou um gol na vitória sobre o Nacional, no último dia 18. Aos 30 anos, o volante tem contrato com o Cruz-Maltino ainda até fim de 2016, mas desperta o interesse do próprio Olimpia em continuar com ele e do também paraguaio Cerro Porteño


Empréstimo até: 12/2015
Contrato até: 12/2016

SANTIAGO MONTOYA

Montoya vem sendo reserva do Vitória de Guimarães em PortugalAssim como aconteceu no Vasco, o meia colombiano de 24 anos não conseguiu se firmar em Portugal, pelo menos ainda. Foi contratado no meio do ano e vem sendo reserva do Vitória de Guimarães. Chegou até a disputar dois jogos com o time B na Segunda Divisão. Foi quando marcou seu único gol pelo clube, na vitória por 1 a 0 sobre o Gil Vicente, no último dia 25. Mas pela equipe principal, jogou só seis partidas até o momento. Tem contrato até o junho do ano que vem com o time português e deve voltar ao Vasco em 2016.

Empréstimo até: 06/2016
Contrato até: 07/2017

WILLIAM BARBIO

William Barbio chegou a ser barrado mas voltou a jogar na ChapeComeçou a temporada como titular da Chapecoense, mas foi irregular no Campeonato Catarinense e acabou perdendo espaço no fim do estadual. Iniciou o Brasileiro como reserva e ficou boa parte da Série A até mesmo fora do banco, sem ser relacionado. O atacante de 23 anos só foi ganhar novas oportunidades após a chegada do técnico Guto Ferreira. Com o novo comandante, voltou a ser titular e a fazer bons jogos. Pelo desempenho na reta final do ano, recuperou o prestígio no término de seu contrato de empréstimo. Tem mais um ano de vínculo com o Vasco

Empréstimo até: 12/2015
Contrato até: 12/2016

YAGO

Yago é reserva do Minnesota UnitedO jovem atacante, de 21 anos, chegou no meio do ano ao Minnesota United, time da NASL, liga norte-americana de futebol. Começou bem e disputou até agora 11 partidas, seis como titular. Porém, vem sendo reserva ultimamente e só entrou uma vez nos últimos cinco jogos. Também ainda não marcou gols pelo clube. Para ser emprestado aos Estados Unidos, o jogador renovou seu vínculo com o Vasco por mais uma temporada e pode retornar ao clube, embora seja recente

Empréstimo até: 11/2015
Contrato até: 01/2017

VICTOR BOLT

Victor Bolt despertou o interesse do Vila Nova após jogar na PortuguesaO ex-jogador de Fut7 foi emprestado em maio para a Portuguesa e disputou 15 jogos pela equipe na Série C do Campeonato Brasileiro. O desempenho do volante de 28 anos fez despertar o interesse do Vila Nova, clube que eliminou a Lusa nas quartas de final e garantiu o acesso na Segunda Divisão. Em fim de contrato de empréstimo e com vínculo no Vasco até dezembro de 2016, o jogador está negociando para renovar o compromisso em São Januário por mais uma temporada para poder ser cedido ao clube goiano.

Empréstimo até: 12/2015
Contrato até: 12/2016

MARLON

Marlon começou bem, mas está afastado no Bahia e será devolvido ao VascoO lateral-esquerdo, de 30 anos e que já foi titular do Vasco na temporada passada, está atualmente na reserva do Bahia. Emprestado ao Tricolor no início da Série B do Brasileiro, em maio, chegou a ter um bom desempenho em seu início no clube, mas depois despencou o nível de atuação. Tanto que foi duramente criticado pela torcida na época e atualmente sequer treina com os demais jogadores do elenco. Será devolvido ao Cruz-Maltino assim que acabar o contrato, no final do mês. Na Colina, vínculo também termina.

Empréstimo até: 11/2015
Contrato até: 12/2015

MAX

Max, barrado no Macaé O lateral-direito foi emprestado ao Macaé no começo do ano, em janeiro, mas é outro que não se firmou na nova casa. Ele não está sendo aproveitado no elenco que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro e fez apenas alguns jogos pela equipe na Copa Rio. Sem nenhuma lesão, o ala tem ficado fora das partidas por opção da comissão técnica. Seu vínculo termina por agora e, como tem mais oito meses de contrato com o Vasco, o jogador de 25 anos pode voltar a São Januário na próxima temporada.

Empréstimo até: 11/2015
Contrato até: 06/2016

JONATAS PAULISTA

Jonatas pouco jogou no BoaO jovem volante de 21 anos foi emprestado pelo Vasco para ganhar bagagem e chegou ao Boa Esporte no meio da temporada, em junho. No entanto, foi muito pouco aproveitado até agora, mesmo na campanha ruim que a equipe mineira faz - está na zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Participou apenas de quatro partidas, sendo uma como titular e três iniciando no banco de reservas, e não marcou gols. Seu contrato com o Vasco também está terminando, e ele só voltaria a São Januário em caso de renovação.

Empréstimo até: 11/2015
Contrato até: 01/2016

ERICK LUIS

Boa Esporte anuncia contratação de Erick Luís, ex-BragantinoO ano também não foi bom para Erick Luis. O atacante de 23 anos foi emprestado primeiro ao Bragantino, no início do ano, mas acabou devolvido ao Vasco em maio após se envolver em uma polêmica: ele tomou a bola de Jobinho, cobrador oficial, e perdeu um pênalti na derrota por 4 a 1 para o Vitória, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Depois, foi parar no Boa Esporte em junho, onde disputou 18 partidas pela Segundona, mas apenas três como titular. Marcou um único gol e é outro com passagem apagada no clube mineiro.

Empréstimo até: 11/2015
Contrato até: 01/2017

RAFAEL COPETTI

Rafael CopettiO goleiro de 24 anos foi emprestado ao Bragantino para a Série B do Campeonato Brasileiro, mas é reserva no clube e pouco jogou: foram apenas duas partidas na competição. Seu contrato, tanto de empréstimo quanto com o Vasco, termina no fim do ano.

Empréstimo até: 12/2015
Contrato até: 12/2015




NIKOLAS MARIANO

Nikolas MarianoO zagueiro de 22 anos, revelado pelo Corinthians, nunca jogou pelo Vasco e foi emprestado em setembro para o Oliveirense, da Segunda Divisão portuguesa. E lá também sequer estreou.

Empréstimo até: 07/2016
Contrato até: 07/2016





JOGADORES JÁ DEVOLVIDOS

Sandro Silva estava no BragantinoAlguns dos emprestados este ano já foram devolvidos ao Vasco e aguardam definição do clube para saber seus futuros. Casos de Sandro Silva, volante de 31 anos que estava no Bragantino até setembro, mas pediu para sair e tem contrato na Colina até fevereiro de 2016; e Erick Daltro, lateral-esquerdo de 22 anos devolvido pelo XV de Piracicaba após um ato indisciplinar - ele teria trocado soco com outro jogador do elenco após um jogo. O vínculo do jogador em São Januário termina em 2017.


Fonte: GloboEsporte.com (texto, fotos), O Gol (foto), Site oficial do Oliveirense (foto)