Para Gepe, ausência das principais organizadas minimiza risco de brigas no clássico

Sexta-feira, 30/10/2015 - 15:28
comentário(s)

Briga dentro de campo, na Federação, nas ruas. O clima do clássico entre Vasco e Fluminense ficou bem quente desde a volta de Eurico Miranda à presidência do Cruz-Maltino. Para o confronto do próximo domingo, uma novidade: as torcidas não dividirão igualmente as arquibancadas do Engenhão. Mandante, o Vasco ocupará 90% dos lugares no estádio, enquanto o Fluminense, na condição de visitante, ocupará 10%.

No Campeonato Carioca, por se recusar a jogar no Maracanã sem a sua torcida no atual setor Sul, Eurico Miranda pediu e a Ferj mudou o local da partida para o Estádio Nilton Santos - operara com 17 mil lugares disponíveis. Naquela partida vencida pelos vascaínos por 1 a 0, apenas 8.658 torcedores estiveram presentes. Se nas arquibancadas o número foi baixo, a delegacia do estádio contava com 120 integrantes das duas maiores torcidas organizadas dos dois clubes detidos por brigas nos arredores do Engenhão. Responsável pelo policiamento em estádios, o major Silvio Luiz, comandante do Gepe, afirmou que cenas como a de torcedores disparando rojões contra os adversários não se repetirão.

- Como esse jogo é na proporção 90/10, facilita um pouco. No outro jogo (Campeonato Carioca), todo o problema envolveu as duas principais torcidas organizadas de Vasco e Fluminense, que não estão frequentando mais os estádios no momento, nem os seus integrantes podem se aproximar, ou se reunir em um raio de cinco quilômetros dos estádios por ordem do Ministério Público - afirmou.

Mesmo com a suspensão das principais organizadas, o esquema de segurança para a partida será mantido. Outra preocupação são as constantes obras realizadas no complexo. Uma possível utilização de materiais como madeira e barras de ferro para brigas é sempre uma preocupação. O major, no entanto, alega que esse não será um grande problema.

- O Engenhão convive com obras ao longo de alguns anos. Fizemos os clássicos sem problemas e sempre pensando nisso. Claro que pedimos para o estádio guardar e tomar cuidado com todos esses materiais, mas como as torcidas estarão sendo escoltadas pelo nosso grupamento, os policiais vão entrar no estádio com elas, isso minimiza os problemas. Sem contar que, qualquer material perigoso, a gente guarda na viatura, toma um cuidado a mais para que eles não usem isso como armas.

Com 21 mil ingressos à venda, o Engenhão recebe o clássico entre Vasco e Fluminense, neste domingo, às 18h, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino ocupa a 20ª posição com 33 pontos. O Tricolor está na 14ª com 40.

Fonte: GloboEsporte.com