Desabafo de Jorginho teria incomodado diretoria, mas Thalles será multado; Angioni comenta

Segunda-feira, 26/10/2015 - 09:28
comentário(s)

Não foi a primeira vez. Jorginho toca o dedo na ferida, ao falar de Thalles, desde que chegou a São Januário. Na entrevista de sexta-feira, lembrava que dava atenção especial ao atleta e deixava claro a questão: perda de peso e disciplina. Mas após o empate contra o Grêmio, em nova partida que ficou evidente as limitações do ataque, o treinador explodiu, revelou ausência em treino e disse que estava "engasgado" com a falta de comprometimento do jogador.

O desabafo de Jorginho provocou efeitos no Vasco. Houve quem gostasse da chamada do treinador ao jogador, que conseguiu desperdiçar uma temporada em que começou como potencial camisa 9 da seleção olímpica até chegar a reserva de reservas em São Januário, mas também, outra corrente, de dentro da diretoria, mostrou incômodo com a lavagem de roupa suja em coletiva de imprensa. Ou seja, havia outra forma de conduzir o caso - que já não vem de hoje e, de certa forma, estava sendo administrado internamente.

Certo é, no entanto, que o jogador vai ser multado pela ausência na concentração para o jogo desse domingo, no empate por 0 a 0 com o Grêmio. Thalles treinou na sexta-feira após a morte do avô e foi liberado da atividade na véspera da partida. O gerente de futebol do Vasco, Paulo Angioni, preferiu pôr panos quentes no assunto, lamentou o caso, mas, mesmo sem confirmar a punição, admitiu que terá uma conversa com o atleta na reapresentação do grupo. Após folga na segunda-feira, o Vasco volta a treinar nesta terça-feira.

- Ele é um garoto, que respeita todo mundo, que todo mundo gosta, mas precisamos ter uma conversa com ele. Vou chama-lo porque é um caso sim passível de multa. Ele vai ter que explicar o motivo da ausência – disse o gerente de futebol vascaíno.

O GloboEsporte.com tentou contato com o empresário do jogador Pedro Pereira, mas não teve sucesso – o agente está fora do país. Internamente, as palavras de Jorginho não caíram tão bem na direção do clube. Por mais que o histórico de Thalles, principalmente este ano, não merecesse exatamente uma defesa pública do treinador, a avaliação é de que Jorginho desvalorizava – mais ainda – o prata da casa com exposição contundente da alegada falta de comprometimento do atleta. Revelado no Vasco, Thalles, de 20 anos, ainda é um ativo importante para o clube – dentro e, principalmente, fora de campo. No caso, em negociação futura de venda do jogador, que já foi cobiçado por clubes europes após surgir bem em 2013.

O jogador ainda não se manifestou publicamente. A assessoria do jogador, porém, relatou que, após a notícia da morte do avô, que o acompanhava desde o início nas categorias de base do Vasco, o jogador foi liberado pelo clube e, então, aguardou contato no sábado para saber se iria para a concentração. Sem telefonema, pensou que estivesse fora da lista e decidiu levar a noiva até Cabo Frio, quando, à noite, recebeu ligação do clube com a informação de que Jorginho o queria na concentração. O jogador avisou que estava fora da cidade e, após falar com Jorginho, acabou dispensado. Em seu lugar, entrou Mateus “Pet” Vital, de apenas 17 anos.

Quatro gols no ano

Sem a concorrência de Edmilson, que deixou o Vasco no fim do ano passado, Thalles era a principal esperança de gols do time no início do ano, mas há tempos que é visto mais como um problema do que como promessa do clube. No início do ano, o jogador voltou da seleção olímpica e entrou no meio do Carioca. A má perfomance fez o Vasco ir atrás de um novo atacante. Gilberto foi contratado e logo ganhou a posição. No Brasileiro, ainda chegaram Herrera e Leandrão para jogar no comando do ataque e a revelação vascaína, cada dia mais, foi ficando de lado. Renato Kayzer deixou os juniores para disputar vaga no setor ofensivo também. Neste ano, Thalles fez 30 partidas - apenas em sete delas foi titular, marcou quatro vezes. No Brasileiro, o jogador do Vasco ainda não balançou as redes.

Com 30 pontos, o Vasco é o último colocado do campeonato. Não perde há nove jogos, mas empatou os últimos quatro. Na próxima rodada, domingo que vem, o desafio é contra o Fluminense, no Engenhão, às 18h.

Fonte: GloboEsporte.com