Presidente da FFERJ pressiona CBF contra Liga Sul-Minas-Rio

Domingo, 18/10/2015 - 05:38
comentário(s)

Inconformado com a criação da Primeira Liga, como ficou conhecida associação de clubes que disputarão a Liga Rio-Sul-Minas, com participação de Flamengo e Fluminense, o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj), Rubens Lopes, resolveu pressionar a CBF a punir, até com afastamento, os clubes que participarem. Lopes enviou nesta sexta-feira ofício ao presidente Marco Polo del Nero, no qual classificou de "incompreensível indefinição" da entidade em relação à realização do torneio em 2016, segundo reportagem publicada no site Globoesporte.com.

Na semana passada, Alexandre Kalil, diretor executivo da liga, esteve na CBF e recebeu a aprovação da entidade. Até terça-feira, a tabela dos jogos do torneio deverá ser divulgada.

Preocupado com a iminente derrota, o dirigente da Ferj diz, no ofício, que a CBF vai cometer "violação direta de vários pontos do seu estatuto" se avalizar a competição no ano que vem. Para Rubens Lopes, a entidade só pode reconhecer ligas nacionais e com aprovação em Assembleia Geral.

Lista de exigências:

No ofício, o dirigente faz cinco solicitações ao presidente Marco Polo del Nero, ainda segundo o Globoesporte.com:

"1. Que a entidade se manifeste definitivamente sobre o tema indicando que não autoriza a participação de seus filiados em competição não prevista no calendário anual."

"2. Que a entidade faça seus filiados respeitarem em cumprirem os estatutos, regulamentos, diretrizes, decisões e demais atos editados, especialmente o calendário anual."

"3. Que a entidade expeça à filiadas, com o caráter de adoção obrigatória, ato inerente à organização, funcionamento e disciplina das atividades de futebol que ratifique a obrigatoriedade de cumprimento do calendário anual, impedindo a realização de competições paralelas às oficialmente programadas."

"4. Que a entidade publique penalidades, no limite de suas atribuições, aos responsáveis pela inobservância das normas estatutárias, regulamentares e legais, na forma do estabelecido pelo artigo 88 do seu estatuto."

"5. Que a CBF imponha o afastamento de entidade de prática de futebol partícipe de competições de futebol que violem o estatuto e demais normais vigentes aprovadas pela CBF".

Fonte: O Globo Online