Camisa 10 da Seleção Brasileira Sub-17, Evander quer fazer história no Mundial

Sábado, 10/10/2015 - 06:25
comentário(s)

Será do artilheiro do sub-20 vascaíno na temporada de 2015 a responsabilidade de honrar a lendária camisa 10 da Seleção Brasileira na Copa do Mundo sub-17. Jogador que mais balançou as redes com a amarelinha no ano passado, Evander Ferreira é um dos líderes do time canarinho que desembarcou no Chile na última sexta-feira (09/10) confiando na quebra de um tabu que já dura 12 anos.

Segundo maior vencedor com três títulos, o Brasil não conquista o mais importante torneio da categoria juvenil desde 2003. De la para cá, nomes como Marcelo, Neymar e Philippe Coutinho, que hoje integram o selecionado principal, tentaram, mas não conseguiram recolocar o país no topo do Mundo. Se engana quem pensa, porém, que o retrospecto recente amedontra Evander e seus companheiros.

- Muito feliz por ter sido convocado. Agradeci muito a Deus quando vi o meu nome na lista. Nossa expectativa é a de chegar no Chile e fazer o melhor, assim como no Sul-Americano. Sabemos que é difícil para a nossa seleção não conquistar um título mundial desde 2003, mas posso garantir que estamos super preparados para quebrar esse tabu. Independente de tudo, estamos focados nesse objetivo. Pensamos apenas nisso. Trabalhamos muito para chegar até esse momento, e iremos em busca do título. É muito bom ser campeão, sentimos isso no Sul-Americano. Conquistando o Mundial, se Deus quiser, o gosto será ainda melhor - declarou o talentoso vascaíno.

Em São Januário desde 2007, Evander não se destaca apenas por chutes e passes precisos. Sua personalidade o tornou um dos líderes do grupo brasileiro, composto exclusivamente por jogadores nascidos em 1998, ano mais vitorioso do Vasco da Gama. Tal característica o tornou um dos homens de confiança do treinador Carlos Amadeu, fato esse que o coloca na disputa pela braçadeira de capitão da Seleção Brasileira sub-17.

- Isso mostra o trabalho que venho fazendo. Sou um cara que não liga muito para o número de camisa, mas sei do tamanho da minha responsabilidade. Muitos craques já vestiram a camisa 10 da seleção. Hoje ele está com o Neymar, que também é um absurdo de jogador. Só quero jogar meu futebol e buscar esse título da Copa do Mundo, independente do número. Converso todos os dias com os meus companheiros e falo sobre a importância dessa competição, o que pode representar essa conquista para a gente. Com ou sem faixa de capitão, eu buscarei sempre exercer um papel de liderança no grupo. É bom deixar claro que não sou único. Temos três ou quatro jogadores que exercem essa função também - afirmou o camisa 10.

Apontado pelo jornal britânico "The Guardian" como um dos 50 jogadores mais promissores do mundo, Evander sabe que um bom desempenho na Copa do Mundo pode deixá-lor mais próximo de um sonho de criança: chegar ao profissional do Vasco. Embora não tenha pressa para atingir essa meta, o jovem de 17 anos não esconde a emoção ao falar sobre o carinho recebido do torcedor vascaíno nos últimos meses.

- Quero chegar lá no Chile e fazer o meu melhor. Venho trabalhando muito para isso. Se puder sair com o título, melhor ainda. Quero retornar mais feliz para o Vasco, a minha casa. Jogar no profissional é um sonho que carrego comigo. Vou buscar chegar lá bem preparado para poder retribuir todo o carinho que a torcida vascaína possuir por mim. Darei o meu melhor dentro de campo quando a oportunidade chegar - garantiu Evander.

MAIS SOBRE EVANDER FERREIRA

Jogador que mais marcou com a camisa amarelinha em 2014, 26 gols, superando inclusive Neymar, Evander Ferreira nasceu em 1998 e, é titular da Seleção Brasileira desde 2013, quando ainda defendia o país na categoria sub-15. Na Colina desde 2007, o armador foi titular em todas as competições disputadas pelo time júnior nesta temporada. Além disso, foi campeão Sul-Americano com o time canarinho sub-17 em março. Querido pela torcida cruzmaltina, o meio-campista é considerado um dos atletas mais promissores de sua geração. A bola parada e o chute de longa distância são suas principais virtudes.



Fonte: Site oficial do Vasco