Das 50 cidades que mais 'curtem' o Vasco no Facebook, 42 ficam no Amazonas ou no Espírito Santo

Terça-feira, 29/09/2015 - 15:09
comentário(s)

O Vasco é o segundo time em número de torcedores cariocas, mas sua torcida não se limita ao Rio de Janeiro. Isso é o que mostra o Mapa das Curtidas do Brasil. O levantamento feito pelo Facebook em parceria com o GloboEsporte.com indica forte presença cruzmaltina no norte do país e no Espírito Santo. Vila Valério, município capixaba, é a cidade com maior proporção de torcedores do Vasco.

O número de vascaínos nesses dois lugares é tão notável que, na lista de cidades em que o time ocupa a maior porcentagem dos torcedores, o primeiro município carioca só aparece na 25ª colocação. Antes disso, a lista é dominada por Amazonas e Espírito Santo. Das 50 cidades listadas, apenas oito fogem da "regra". Dessas, seis ficam no Rio, uma em Minas Gerais e outra em Mato Grosso do Sul.

Em Vila Valério, primeira colocada na lista, o Vasco conta com 30,1% das curtidas. A cidade tem população de 14.635 pessoas. Italva, com 14.484 moradores, primeiro município carioca da lista. tem 21,7% das curtidas direcionadas ao Cruzmaltino.

O Vasco não lidera em número de torcedores em nenhuma cidade do Brasil, mas é segundo colocado em 385, terceiro em 262 e quarto em 610.

Entenda o projeto

O mapa das curtidas foi desenhado em uma parceria do GloboEsporte.com com o Facebook. O projeto não é uma pesquisa de torcida - e sim um retrato de curtidas de cada equipe na rede social. Os dados não podem ser considerados como pesquisa porque não têm base científica: não têm estratificação por idade, classe, gênero ou outros itens que poderiam configurar a representação de uma população.

Além disso no Facebook, um mesmo torcedor, por exemplo, pode curtir mais de um time (a frequência, porém, é pequena). Até por isso, os dados do mapa são amplos. O Brasil tem 96 milhões de pessoas no Facebook, quase metade da população do país. Desses, mais de 50 milhões curtem páginas oficiais de clubes.

Para desenhar o mapa principal, o GloboEsporte.com consultou estatísticos, matemáticos e fez uma comparação entre curtidas e a população de cada município. Mas, além dele, há também o "mapa de calor" das curtidas de cada time - de acordo com seus percentuais por município. Neste mapa, a cor fica mais ou menos intensa de acordo com o número de curtidas.




Fonte: GloboEsporte.com