Rei dos clássicos, Vasco repete desempenho de 1997, quando foi campeão brasileiro

Terça-feira, 29/09/2015 - 07:33
comentário(s)

O drama ainda segue para fugir do rebaixamento, mas no que se refere a clássicos, os vascaínos só têm motivos para sorrir em 2015. Até agora, foram oito vitórias sobre os rivais do Rio de Janeiro, fato que o coloca com o mesmo desempenho de 1997, ano em que foi campeão brasileiro.

O Cruzmaltino venceu quatro vezes o Flamengo, duas vezes o Fluminense e duas vezes o Botafogo. Em 97, foram quatro sobre o Tricolor, duas sobre o Rubro-Negro e duas sobre o Alvinegro.

O índice altamente positivo diante dos rivais nesta temporada também ajudou o Vasco a se tornar o maior vencedor de clássicos da história do futebol carioca. A liderança do quesito estava empatada com o Flamengo até este ano, mas atualmente o clube de São Januário disparou, já que soma 430 vitórias contra 422 do Rubro-Negro. Tais números têm como base levantamento feito pelos historiadores Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida.

Em comparação com clubes de outros estados, o Vasco possui o melhor desempenho em clássicos em 2015, com um aproveitamento de 66,7%, superior ao vice Santos, com 59%.

O resultado do último domingo ainda fez o Cruzmaltino atingir outra marca: desde 1988 a equipe não vencia o Flamengo quatro vezes na temporada. A invencibilidade já dura seis partidas (ocorreram dois empates).

Questionado se o arquirrival havia sido "amigo" do Vasco em 2015, Nenê preferiu não provocar como fizeram o presidente Eurico Miranda, o zagueiro Rodrigo e o lateral direito Madson.

"Amigo não, mas realmente tivemos uma sequência de vitórias contra eles excelentes. Participei dos últimos três jogos. Satisfação muito grande, mas respeito muito", destacou.

O Cruzmaltino ainda tem mais um clássico pela frente este ano. Será contra o Fluminense, dia 1 de novembro, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Fonte: UOL