Vitória do Vasco diante da Ponte Preta foi a maior 'zebra' do Brasileiro até agora, apontam matemáticos

Terça-feira, 29/09/2015 - 00:01
comentário(s)

Em 28 rodadas jogadas no Campeonato Brasileiro da Série A, segundo os dados estatísticos, a Ponte Preta protagonizou até agora a maior zebra da competição, ao perder em casa para o Vasco da Gama no dia 9 de setembro, por 1 a 0. Naquele momento, na 24ª rodada, a Ponte em bom momento, com 28 pontos, enfrentava o lanterna, com apenas 13 pontos. A chance matemática de vitória do time carioca era de apenas 12,8% contra 64,6% de um resultado positivo da macaca. Mas o Vasco venceu, com gol de Leandrão, aos 29 do segundo tempo, e deu início à recuperação que se vê agora, com o time a 5 pontos de sair da zona da degola.

A segunda maior zebra até o momento é a derrota do Coritiba em casa por 2 a 1, para o Avaí, no dia 5 de maio, ainda pelo primeiro turno da competição. Matematicamente, as chances de vitória do time catarinense eram de apenas 14,4% contra 63,3% do Coxa. Mas a zebra correu solta e o Avaí venceu por 2 a 1.

BARBADA

Em quatro barbadas do Campeonato Brasileiro, o Atlético MG estava presente em três. Apostadores de plantão não tinham muita chance de errar nos dias 09 de maio e 28 de junho, quando o Galo enfrentava em casa, respectivamente, Avaí e Joinville. Em ambas as oportunidades o Atlético MG tinha 75,5% de chance de vitória. E não decepcionou. Fez 2 a 0 no Avaí (cujas chances eram de 7,8%) e 1 a 0 no Joinville, que matematicamente tinha apenas 6% de possibilidade de um resultado positivo.

Outra barbada do Atlético MG foi contra o Vasco da Gama, no dia 31 de maio. Com 67,7% de chances de vitória, dentro de casa, o Galo venceu por 3 a 0 e empurrou o time carioca para uma situação ainda mais difícil na tabela naquele momento.

Entre essas vitórias atleticanas, apenas o 3 a 1 do Grêmio sobre o Avaí, no último sábado, tira a supremacia do Galo nas barbadas. O tricolor gaúcho entrou em campo com 74,9% de chances de uma vitória contra 6,9% do Avaí. Deu no que deu.

O Avaí também proporcionou o empate menos esperado de todas as 28 rodadas. Foi no dia 21 de junho, jogando no Morumbi contra o São Paulo. Com 75,1% de chances de vitória, o time de Osorio cedeu um empate em 1 a 1 para decepção dos torcedores são-paulinos. A chance de uma igualdade naquele dia não chegava aos 18%.

EQUILÍBRIO

De todos os jogos das 28 rodadas do Brasileirão até o momento, o Atletiba da primeira fase, disputado no dia 21 de junho, foi o jogo estatisticamente mais equilibrado. Atlético PR, jogando em casa, tinha 35,7% de possibilidades de sair vencedor. Mas o Coxa entrava em campo com seus 33,9%. A diferença era mínima. Daí, o placar esperado de empate em 2 a 2, um resultado que tinha 30,4% de acontecer.

Fonte: Futebol Interior