Votação de projeto que libera venda de cerveja nos estádios do Rio é adiada

Quarta-feira, 23/09/2015 - 04:47
comentário(s)

Os torcedores do Rio de Janeiro que sentem saudade em apreciar uma cerveja nos estádios terão que aguardar um pouco mais. A proposta que prevê a liberação da bebida nas arenas, que seria votada nesta terça-feira, recebeu sete emendas em reunião realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e teve sua votação adiada. Nos próximos dias, ela deve voltar à pauta no parlamento fluminense.

O projeto de lei nº 2129 foi originalmente proposto em 2013 pelo deputado Luiz Martins (PDT-RJ), que também conta com as autorias de Wanderson Nogueira (PSB-RJ) e Geraldo Pudim (PMDB). O grande objetivo, segundo eles, é se adequar ao padrão internacional e evitar filas poucos minutos antes do início das partidas.

Pela lei, a comercialização de bebidas nas arenas desportivas e nos estádios será permitida desde a abertura dos portões para acesso do público ao estádio até o final da partida. A única bebida alcoólica que poderá ser vendida é a cerveja, com copos de plástico. Continua vedada a entrada de torcedores com qualquer tipo de bebida nos estádios. A lei também exige a veiculação de mensagens educativas no sistema de som e telões nas arenas como: "Se beber não dirija, se dirigir não beba" e "É proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos".

- Temos que acabar com a hipocrisia. No entorno dos estádios, há venda e consumo de bebidas alcoólicas, e as pessoas já podem entrar alcoolizadas. Quem perde são os clubes, que estão em crise e deixam de arrecadar. Precisamos colocar o Brasil nos padrões internacionais. Na Copa do Mundo que aconteceu em nosso país, teve a venda e não aconteceu nenhum fato relevante atrelado a cerveja - destacou o deputado Wanderson Nogueira.

Um dos clubes mais citados durante o debate entre os deputados foi o Botafogo. O presidente do clube, Carlos Eduardo Pereira, tem comparecido às reuniões e apoiado a causa. No Brasil, torcedores de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo e Goiás podem beber uma cerveja nos estádios.

Fonte: GloboEsporte.com