Juvenil: Vasco vem sendo o 'rei dos clássicos'; técnico e Hugo Borges comentam

Quinta-feira, 10/09/2015 - 12:48
comentário(s)

Em 2015, no Campeonato Carioca sub-17, ninguém venceu mais clássicos que o Vasco da Gama. Assim como no profissional, o juvenil vem sendo o terror de Botafogo, Flamengo e Fluminense nesta temporada. Até o momento, o Gigante da Colina disputou sete partidas contra os rivais cariocas, e obteve nada mais, nada menos que sete vitórias. Uma delas veio nas cobranças de pênalti, contra o Fluminense, na decisão da Taça Guanabara.

O excelente retrospecto começou a ser construído no início de maio, em São Januário, justamente diante do tricolor. Após abrir o placar com Douglas Luiz e sofrer o empate ainda no primeiro tempo, o cruzmaltino balançou as redes na etapa final, novamente com o meio-campista, e bateu o clube das Laranjeiras por 2 a 1. Na semana seguinte, o adversário foi o Flamengo, na Gávea. Nova vitória, dessa vez de virada e com dois gols de Hugo Borges.

- O desempenho da equipe tem me deixado bastante feliz. Não falo apenas dos clássicos, mas em todos os jogos. Entramos em campo para conquistar os três pontos. Não posso negar que ganhar dos rivais tem um gostinho diferente, pois são partidas que marcam e que são vencidas por grandes equipes. Clássico não tem favorito, mas posso garantir ao torcedor que nosso time é mais respeitado que qualquer outro. Nosso segredo? Foco, vontade e entrega, além de muito amor à camisa do Vasco - disse Hugo Borges, um dos artilheiros do sub-17 nos clássicos.

Com status de melhor equipe da Taça Guanabara, o Vasco enfrentou no fim de junho o Botafogo, que havia acabado de conquistar o vice-campeonato da Copa do Brasil. Em São Januário, brilhou novamente a estrela de Douglas Luiz. O armador marcou de cabeça o gol do triunfo vascaíno. Na semifinal do primeiro turno, o Gigante da Colina reencontrou o alvinegro e voltou a vencer por 1 a 0, na ocasião com gol de Paulo Vitor.

A única partida que o cruzmaltino não conseguiu vencer no tempo normal foi a final da Taça Guanabara. O empate por 0 a 0, porém, não diminuiu a alegria vascaína. Pelo placar de 4 a 2, o sub-17 derrotaram o Fluminense nos pênaltis e conquistou o título da competição. Na oportunidade, Robinho, Mateus Vital, Rodrigo Coutinho e Evander bateram com perfeição e o goleiro João Pedro defendeu uma cobrança.

- O trabalho desenvolvido no sub-17 é voltado para a recuperação da auto-estima dos atletas. Enaltecemos o poderio e a grandeza do clube. Vamos para os clássicos sabendo que não somos inferiores a nenhum rival. Entramos em campo para jogar de igual para igual, não tememos nenhum adversário. Um dos nossos segredos é ter a mesma postura dentro e fora de casa. Nosso objetivo é sempre o resultado positivo, independente do local da partida. Os meninos estão focados, e sabem que quem joga no Vasco busca sempre a vitória - afirmou Marcus Alexandre, treinador do sub-17.

O título da Taça Guanabara não fez o Vasco relaxar. Após vencer os quatro primeiros jogos da Taça Rio, o cruzmaltino voltou a disputar um clássico. Em agosto, o Fluminense reapareceu no caminho vascaíno. Em Xerém, Paulo Vitor e Hugo Borges marcaram, e o time da Colina voltou a triunfar: 2 a 1. O último resultado positivo foi obtido diante do Flamengo, no fim de semana passado, também em Xerém. Richard e Marrony balançaram as redes na vitória por 2 a 1.

Desempenho do Sub-17 nos clássicos no Campeonato Carioca:

09/05/2015- Vasco 2 x 1 Fluminense- Douglas Luiz (2)
16/05/2015- Flamengo 1 x 2 Vasco- Hugo Borges (2)
20/06/2015- Vasco 1 x 0 Botafogo- Douglas Luiz
01/07/2015- Vasco 1 x 0 Botafogo- Paulo Vitor
04/07/2015- Vasco 0 x 0 Fluminense*
29/08/2015- Fluminense 1 x 2 Vasco- Hugo Borges e Paulo Vitor
05/09/2015- Vasco 2 x 1 Flamengo- Richard e Marrony

*Vitória nos pênaltis por 4 a 2 e conquista da Taça Guanabara, primeiro turno do estadual.



Fonte: Site oficial do Vasco