Há 117 anos era definido o 1º uniforme vascaíno; conheça a história

Domingo, 06/09/2015 - 15:32

Qual vascaíno nunca debateu a respeito da preferência entre a utilização da camisa preta ou da camisa branca nos jogos de futebol? Essa é uma discussão quase que inata aos torcedores de futebol do Gigante da Colina, podendo influenciar até mesmo àqueles que se dizem indiferentes a essa questão.

Os defensores de cada opção procuram legitimar a sua preferência através da história, lançando mão das mais variadas justificativas, como, por exemplo, fazendo referência a jogos e conquistas inesquecíveis em que tal uniforme foi usado em campo.

O uniforme de um clube é mais do que simples vestimenta para eventos sociais ou competições esportivas, soma-se a isso os demais símbolos como flâmula, escudo e bandeira.

De fato, as cores e os símbolos representam os ideais e os princípios de uma instituição. O mês de setembro é um período bastante significativo para a escolha dos primeiros símbolos do Vasco. Por isso, viemos resgatar a criação do primeiro desses símbolos, de tão pouco conhecimento dos vascaínos.

No dia de hoje, 06 de setembro de 2015, faz 117 anos que os fundadores definiram em reunião de diretoria o que a princípio seria o primeiro uniforme do Vasco. Por proposta do então presidente-fundador, Sr. Francisco Gonçalves Couto Junior, o Vasco teve aprovado por unanimidade as suas primeiras vestimentas. Assim nos diz a documentação histórica:

Por proposta do snr. Presidente o uniforme que se deveria adoptar no Club de Ragatas Vasco da Gama foi um debate por unanimidade de votos approvado o seguinte uniforme:
Bonet de casimira preta com pompão branco e preto: Camiza preta com golla e larga faxa branca tendo no peito metade sobre o branco e metade sobre o preto a Cruz de Malta encarnada: Cinto branco; Calção de casimira preta; Meias pretas: Sapatos brancos, sendo o uso dos sapatos e meias somente obrigatorio por occasião de regatas (Atas da Diretoria, 06 de setembro de 1898).

Conforme podemos perceber, no primeiro modelo de uniforme a camisa possuía uma "larga faxa branca" (sic), que estava na posição horizontal. A faixa viria a mudar de posição apenas no ano seguinte, em decorrência da primeira grande cisão do clube, passando a ser "a tiracolo", ou seja, em posição transversal. Vide: http://www.vasco.com.br/site/noticia/detalhe/11061/os-116-anos-da-criacao-do-principal-uniforme-do-vasco.

É de se destacar a intenção primeira com o símbolo do clube, a cruz entre o preto da camisa e o branco da faixa, o que viria a ser eventualmente retificado, pois no mês de novembro de 1898, o ofício de filiação à União de Regatas Fluminense, a cruz encarnada foi designada em posição central na faixa.

Na falta de fotografias de época, apresentamos abaixo duas imagens retocadas digitalmente que simulam os uniformes da fundação, com a cruz metade sobre o preto e metade sobre o branco; e com a cruz dentro da faixa larga.




Imutável o nome e as cores do Clube

Em reunião da Assembleia Geral no dia 10 de setembro de 1898, o sócio-fundador José Lopes de Freitas colocou em votação e foi aprovado por unanimidade de votos a condição de imutabilidade do nome e das cores do Vasco.

Do mesmo Snr. Por unanimidade e com aplauso gera:

O Club de Regatas Vasco da Gama por motivo nenhum mudaria o Nome e as Côres que adoptar (Ata da Assembleia Geral, 10 de setembro de 1898)

Dias depois dessa reunião, a flâmula, que geralmente ficava na polpa dos barcos, foi aprovada. Ela era assim constituída:

"[...] da flamula para uso das embarcações do Club que foi resolvida a seguinte; de seda preta com uma lista branca ao centro com uma cruz encarnada tendo a flamula 50x10 c/m de comprimento por unanimidade" (Atas da Diretoria, 23 de setembro de 1898).

Dessa forma, os vascaínos pouco a pouco iam construindo o clube, moldando uma instituição que nasceu para o congraçamento entre portugueses e brasileiros.

Fonte: Site oficial do Vasco