Sorteio das quartas de final da Copa do Brasil não vai considerar ranking da CBF

Segunda-feira, 31/08/2015 - 11:48
comentário(s)

Ao contrário das oitavas de final, quando levou em consideração seu ranking para montar o sorteio dos confrontos da Copa do Brasil, a CBF não levará a lista em conta na definição dos duelos das quartas de final, que acontece nesta segunda-feira, com transmissão da ESPN Brasil, que também exibe o torneio.

Para as oitavas, os oito melhores do ranking da CBF ficaram em um pote, e os oito com as piores posições em outro. Agora, nas quartas, os oito clubes estarão em um mesmo pote, e todos podem se enfrentar, independente da posição no ranking.

Com esse formato, a chance de clássicos estaduais nas quartas de final será menor. Se a regra do ranking fosse mantida, os cabeças de chave do sorteio seriam Grêmio, Santos, São Paulo e Fluminense. Assim, esses quatro times teriam como adversários os clubes do outro pote, que seriam Inter, Vasco, Palmeiras e Figueirense.

Pelo formato do ranking, o Grêmio teria uma chance em quatro de enfrentar o Internacional. Mas com o critério adotado essa probabilidade será de uma em sete. A mesma conta vale para um duelo entre Vasco e Fluminense.

Com o ranking, a chance de um clássico paulista nas quartas seria ainda maior, já que o Palmeiras teria 50% de chance de enfrentar Santos ou São Paulo.

O ranking da CBF leva em conta os resultados dos clubes nas competições nacionais nos últimos cinco anos, além de bônus por participações nos torneios da Conmebol

Fonte: ESPN