Arma no Estadual, Vasco volta a usar bola parada para eliminar o Urubu

Quinta-feira, 27/08/2015 - 12:01
comentário(s)

O título carioca do Vasco em 2015 foi construído em cima de três fatores: garra, vitórias em clássicos e bola parada. E foi justamente o último quesito que voltou a aparecer para garantir a classificação do Cruz-Maltino para as quartas de final da Copa do Brasil. Depois de 42 dias, a equipe de São Januário voltou a ter sucesso na sua jogada mais efetiva no ano. Dos 57 gols oficiais marcados até agora na temporada, 30 nasceram em faltas, escanteios ou pênaltis.

O número representa mais de 50% de todos os gols do Vasco em 2015. A jogada contra o Flamengo foi como na primeira partida da final do estadual. Falta lateral, bola na área e finalização de Rafael Silva. Dessa vez, Nenê substituiu Bernardo no cruzamento e o atacante usou a cabeça, e não o pé, para marcar. Um lance trabalhado nos últimos dias, mas que não chegou a ser ensaiado em São Januário.

- A bola parada hoje decide quase que 60%, 70% dos jogos. Observamos a equipe adversárias e elas vêm sofrendo gols de bola parada. Claro que treinamos as bolas paradas, mas a jogada não foi ensaiada - afirmou o técnico Jorginho.

Arma do Vasco, deficiência do Flamengo. Nos últimos jogos, o Rubro-Negro tem sofrido justamente com a bola parada. Foi assim que nasceram gols sofridos contra Palmeiras, Atlético-PR, Ponte Preta, São Paulo e o próprio Vasco. Pelo lado de São Januário, a má fase no Campeonato Brasileiro prejudicou a estatística. A última bola na rede em jogada de bola parada tinha sido na primeira partida contra o América-RN, em 15 de julho, também pela Copa do Brasil.

- Conseguimos pressionar aos poucos no segundo tempo e, em uma deficiência da equipe deles na bola parada, conseguimos achar o gol - lembrou Madson.

Fonte: GloboEsporte.com