Vasco passou de fase na Copa do Brasil em 28 das 29 vezes que venceu o 1º jogo

Terça-feira, 25/08/2015 - 14:40
comentário(s)

O "time da virada" é o Vasco, pelo menos de acordo com os cantos de sua torcida, mas nesta quarta-feira é o Flamengo que vai em busca reverter uma desvantagem para se classificar às quartas de final da Copa do Brasil. O Cruz-Maltino venceu o primeiro jogo das oitavas por 1 a 0, e o Rubro-Negro precisa vencer por dois gols de diferença para passar de fase diretamente. Triunfo do Fla pela vantagem mínima levará a decisão para os pênaltis, lembrando que não há regra de gol fora de casa neste caso - as duas partidas são no Rio de Janeiro (Maracanã). O empate é do Vasco.

O retrospecto do Flamengo nesse sentido é positivo. O time perdeu o primeiro jogo de mata-mata na Copa do Brasil em 11 oportunidades e conseguiu se classificar no segundo duelo em seis delas. As duas viradas mais recentes, coincidentemente, também foram pelas oitavas. Em 2013, o Rubro-Negro perdeu por 2 a 1 para o Cruzeiro no Mineirão, depois venceu por 1 a 0 no Maracanã. No ano seguinte, levou 3 a 0 do Coritiba no Couto Pereira, e posteriormente repetiu o placar a seu favor em casa, classificando-se nos pênaltis. Esse feito foi lembrado pelo meia Ederson.

- Lembro que ano passado o Flamengo reverteu situação muito difícil. Saiu perdendo por 3 a 0 no primeiro jogo e conseguiu reverter. Nisso que temos de nos espelhar. Por esse exemplo, temos que confiar desde o início, sabendo que vamos ter que jogar muito futebol. Esperamos que haja espaço para o futebol, para que possamos tentar reverter - afirmou o camisa 10.

O Fla teve o mesmo adversário nas últimas duas vezes em que perdeu a primeira partida e acabou eliminado na sequência: o Ceará. Em 2005, pelas oitavas, perdeu por 2 a 0 com mando de campo e depois empatou por 1 a 1 fora. Em 2011, nas quartas, foi derrotado por 2 a 1 no Engenhão e novamente empatou o segundo jogo, dessa vez por 2 a 2.

Vasco quase 100%

Se a torcida do Flamengo pode se empolgar com o histórico de viradas na Copa do Brasil, por outro lado tem um motivo de preocupação: o retrospecto do Vasco quando vence o primeiro jogo em mata-mata na competição é ainda mais animador. Os cruz-maltinos superaram o adversário no primeiro duelo em 29 oportunidades até hoje. E em apenas uma delas foi eliminado no segundo jogo. Isso ocorreu em 2002, nas quartas de final. Em São Januário, venceram o São Paulo por 1 a 0. No Morumbi, perderam por goleada: 4 a 0.

- Tem que esquecer Brasileiro e focar na Copa do Brasil. Temos o gol de vantagem, não é uma vantagem muito grande, porque não tem gol fora de casa, então é uma vantagem mínima. Mas temos que ser equilibrados, ter marcação muito forte. Se deixarmos eles jogarem, eles chegam muito rápido. Sheik e Everton fazem bem essa transição. Com uma marcação boa, é chegar na frente e fazer os gols para sair classificado - afirmou o lateral-direito vascaíno Madson.

Na Copa do Brasil de 2015 o Vasco ganhou o primeiro jogo duas vezes e se classificou. Na primeira fase, fez 2 a 1 no Rio Branco no Acre, e 3 a 2 no Rio de Janeiro. Na terceira fase, venceu o América-RN por 3 a 1 em casa, e por 3 a 2 fora. A lista pode aumentar nesta quarta, às 22h (de Brasília), com o jogo de volta entre Vasco e Flamengo pelas oitavas de final do torneio. O GloboEsporte.com acompanha todos os detalhes do duelo em Tempo Real.

Fonte: GloboEsporte.com