Série de 4 jogos decisivos para o Vasco termina com 1 ponto e nenhum gol

Segunda-feira, 24/08/2015 - 16:44
comentário(s)

A série de cinco jogos contra equipes da parte debaixo da tabela de classificação era vista em São Januário como a chance de uma reação. Mas passados quatro confrontos, a situação do Vasco no Campeonato Brasileiro ficou ainda mais complicada em agosto. Diante de Joinville, Santos, Coritiba e Goiás, apenas um ponto conquistado em 12 possíveis e nenhum gol marcado. Além de não vencer, o Cruz-Maltino viu seus adversários diretos pontuarem. Fato que aumentou para nove pontos a distância do clube carioca para o primeiro time fora do Z-4.

Antes do início da sequência, o Vasco teve dez dias para treinar, mas de nada adiantou. No meio dela, o clube ainda trocou seu treinador: demitiu Celso Roth, contratou Jorginho. Na teoria e em um cenário bem otimista, são necessárias três rodadas - e três vitórias seguidas, além do tropeço dos rivais - para o clube sonhar em sair da zona do rebaixamento. Isso apenas para empatar com os 22 pontos do Goiás, o atual 16º colocado, sem falar em tirar a diferença no saldo de gols (o do Vasco hoje é de -26). O que na prática garante, muito provavelmente, pelo menos mais quatro rodadas no Z-4. Desde a última vitória no Brasileirão, sobre o Fluminense, foram seis jogos na competição e cinco derrotas.

O último gol no torneio está perto de fazer aniversário de um mês: foi no dia 26/07, de Riascos, na goleada de 4 x 1 para o Palmeiras em São Januário. Desde então, a torcida só festejou mais uma bola na rede, o gol de Jorge Henrique contra o Flamengo pela Copa do Brasil. A vitória por 1 a 0, aliás, foi a única do clube em agosto.

- Nosso objetivo é claro. Perdemos um jogo, temos mais 18. Lutamos contra o pessimismo de muitos. Trabalhamos duro para manter o grupo focado no objetivo de permanecer na primeira divisão - resumiu o técnico Jorginho.

O Vasco volta a campo na próxima quarta-feira pela Copa do Brasil. Joga pelo empate contra o Flamengo para avançar às quartas de final. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso será no sábado, diante do Figueirense, no Maracanã. Essa partida vai marcar o fim da série de cinco jogos contra os adversários diretos na luta para evitar o rebaixamento.

No Brasileirão em agosto

4 jogos
3 derrotas
1 empate
0 vitórias
5 gols sofridos
0 gols feitos
3 expulsões

Fonte: GloboEsporte.com