Geovani, Sorato e Célio Silva falam sobre momento do Vasco e acreditam na volta por cima

Sábado, 22/08/2015 - 16:31
comentário(s)

Os torcedores do Vasco que levaram na última quarta-feira ao Maracanã a faixa com os dizeres "Eu Escolhi Acreditar", devem saber: não estão sozinhos. Após a atuação que resultou no triunfo no clássico contra o Flamengo pela Copa do Brasil, o cruzmaltino dá esperanças para a torcida acreditar em boas atuações no Brasileirão. Ex-atletas importantes para a história do clube analisaram o momento do atual lanterna da Série A e não esconderam o otimismo.

Sorato, campeão brasileiro pelo Vasco em 1989, Geovani, ídolo da camisa 8 vascaína na década de 1980, e Célio Silva, vencedor do brasileirão em 89 e também conhecido pelo seu chute batizado de "canhão" - inclusive na seleção brasileira -, reconheceram que a situação vivida pelo clube não é fácil, mas acreditam em dias melhores para o time de Jorginho na 1ª divisão e, como consequência, a manutenção da equipe na elite.

Fé na volta por cima

O autor do gol de cabeça responsável pelo bicampeonato brasileiro do Vasco em 1989, Sorato, ressalta que a equipe vive hoje uma evolução em seu futebol. Reconhece a dificuldade do segundo turno para o clube carioca, mas afirma "ver condições" para o time se recuperar na Série A do Brasileirão.

- A situação é extremamente difícil. Os números do Vasco são muito ruins e não é a toa que hoje é o último colocado do campeonato. Vimos na equipe que, apesar da situação, a equipe está em evolução, tentando buscar alternativas, com novas contratações. São jogadores que já mostraram em outros clubes serem de qualidade, decisivos. Espero que isso seja uma saída pro Vasco quanto a toda essa situação. O Jorginho é um treinador bastante competente, então acho que vai haver uma evolução. A dúvida é se essa evolução será capaz de uma recuperação no brasileirão, mas torço para que sim - destacou o ex-atacante, que atualmente treina o clube capixaba Doze.

O ''Pequeno Príncipe da Colina'', Geovani Silva, foi o mais cauteloso e desconfiado ao tratar da situação do Vasco, e uma possível recuperação. Como ponto positivo, o ex-meio-campista cita a chegada do técnico Jorginho ao comando do clube e reafirma sua torcida para o time cruzmaltino sair da situação dramática na qual se encontra.

- Acreditar nós acreditamos, mas para isso você precisa ter condições. E por fora, olhamos desconfiados. Porque você não vê uma qualidade dos jogadores para o Vasco melhorar nessa fase. Nós torcemos muito, sofremos muito. O Vasco começou de forma errada, achando que ao ganhar o Carioca estaria com o time bom para fazer um bom brasileiro. Futebol brasileiro é campeonato brasileiro, não é regional. Sempre que trocam de treinador, tem uma melhora. A esperança é que dê uma melhorada. Tive a felicidade de trabalhar com o Jorginho e o Zinho, eles só tem a acrescentar. Infelizmente, ao meu modo de ver, eles entram tarde, mas quem sabe o infelizmente sirva justamente para o contrário.

O atual técnico do Atlético-ES, Célio Silva, também deu destaque a chegada de Jorginho a São Januário, mas afirma acreditar na recuperação da nau vascaína por outro motivos: pelos jogadores a disposição. Para o ex-zagueiro vascaíno e da seleção brasileira, o elenco é qualificado, mas precisa reagir ''imediatamente'' se quiser permanecer na elite do futebol brasileiro.

- Penso que sim (a recuperação). O que faltam são ajustes. Evidente que alguns atletas sentem problemas de diretoria. Parte de bastidores tem influenciado muito mais nos noticiários do que a parte de jogos, resultados. Mas o Vasco tem um elenco interessante e pode sair dessa situação. Tem jogadores capacitados, alguns chegaram agora, também capacitados. Agora tem a virada do turno, e tem uma possibilidade boa, mas tem que ser uma situação imediata. A mudança de comando sempre traz um alento àqueles atletas que estão com esperança de jogar, ou que já estão jogando - afirmou o ex-defensor, que acredita também que a vitória contra o Fla dá a força necessária para o Vasco também no Brasileirão.

Com 13 pontos e na última colocação da Série A do Campeonato Brasileiro 2015 após 19 rodadas disputadas, a tarefa do Vasco neste segundo turno é árdua. Para chegar aos 46 pontos - tradicional pontuação com a qual as equipes se livram do rebaixamento -, a equipe cruzmaltina, se baseando somente em vitórias, precisa ganhar ao todo 11 das 19 partidas que têm pela frente.

Fonte: GloboEsporte.com