Jorginho acumula passagem pelo Urubu, rebaixamento pela Ponte Preta e auxiliar de Dunga na Seleção Brasileira

Segunda-feira, 17/08/2015 - 08:18
comentário(s)

Em menos de 24 horas, o Vasco definiu o substituto de Celso Roth no comando da equipe. Ontem, após reunião no fim da tarde, Jorginho, tetracampeão mundial pela seleção brasileira, aceitou a missão de comandar o Cruz-maltino no restante da temporada. O histórico do treinador, porém, não é de animar os torcedores vascaínos na luta contra o rebaixamento.

Em 2013, Jorginho acumulou uma demissão após quatro jogos à frente do Flamengo, e um rebaixamento no comando da Ponte Preta. O fracasso no Rubro-negro culminou com o pior início do clube na era dos pontos corridos até então, com dois empates e duas derrotas - a marca foi "quebrada" esse ano.

Após deixar o Rubro-negro, Jorginho aceitou a missão de salvar a Ponte Preta do rebaixamento. Apesar da queda para a segunda divisão, o treinador levou a Macaca a final da Taça Sul-Americana, ficando com o vice-campeonato.

O treinador, que completa nesta segunda-feira 51 anos, já comanda o treino pela manhã em São Januário. De cara, terá o desafio de superar justamente o Flamengo, na 0quarta-feira, pela Copa do Brasil.

Ao lado de Jorginho chegam seus dois auxiliares: Joelton Urtiga e o também tetracampeão pela seleção Zinho. O trio se junta à comissão técnica permanente do Vasco, que conta com o preparador físico Paulo Paixão e com o auxiliar técnico Eduardo Barroca.

O contato com Jorginho foi feito pelo empresário Carlos Leite. De imediato, Jorginho se mostrou aberto a assumir a equipe. O encontro do treinador com os dirigentes serviu para bater o martelo sobre sua chegada e a forma como isso aconteceria. O presidente Eurico Miranda, pouco antes de selar o acordo com Jorginho, ainda fazia mistério sobre o nome do novo treinador vascaíno.

— Segunda de manhã tem um treinador trabalhando no Vasco. Isso eu garanto a você — disse Eurico.

Apesar da resposta rápida sobre quem ficará à frente do time, a diretoria do Vasco está cada vez exposta após o fracasso do planejamento para a temporada. Na derrota para o Coritiba, os torcedores direcionaram os xingamentos ao presidente Eurico Miranda e a seus pares, e muitas críticas na saída do Maracanã.

Outra fraqueza demonstrada no processo de escolha foram os diversos nomes cogitados para assumir o posto. Entre as opções, Paulo César Gusmão e Oswaldo de Oliveira rejeitaram as investidas feitas pelos cartolas vascaínos. O primeiro decidiu permanecer no Joinville, enquanto o segundo não viu com bons olhos sua chegada a São Januário. Guto Ferreira e Renato Gaúcho também tiveram seus nomes cogitados, mas não foram contactados.

Técnico desde 2005, quando começou a carreira no América, Jorginho acumula no currículo os trabalhos como auxiliar técnico de Dunga na seleção, e de treinador de Figueirense, Flamengo, Ponte Preta e clubes fora do país. Seu último trabalho foi o Al Wasl, dos Emirados Árabes.

Fonte: Extra Online