Vasco suspende 3 sócios e alega invasão à sede de São Januário

Sábado, 08/08/2015 - 15:31
comentário(s)

Três sócios do Vasco foram afastados do quadro social nos últimos dias por infração os artigos 34 e 35 do estatuto do clube. Os comunicados foram assinados pelo segundo vice-presidente geral do Cruz-Maltino, Silvio Godoi. A pena de seis meses de suspensão foi imposta, segundo o dirigente, pela invasão de um grupo de torcedores à sede de São Januário no último sábado, pelo portão principal, quando o clube estava fechado. Houve, inclusive, queima de um boneco do presidente Eurico Miranda.

Segundo o estatuto do Vasco, o artigo 34 fala que ''fica sujeito às penas combinadas no documento o sócio que, verbalmente ou expressamente, para qualquer fim, fizer ou subscrever declarações inverídicas atentatórias ao clube ou aos seus dirigentes, ou desprezar as regras da boa conduta moral, cívica e desportiva''. Já o 35 fala sobre as punições: advertência, suspensão de seis meses ou eliminação. Entre os invasores, três já foram identificados e suspensos. No documento ao qual o GloboEsporte.com teve acesso, constam os nomes de Luis Rocha, da Torcida Pequenos Vascaínos, e Powzemarquer Monteiro dos Santos.

- Depois desses dois, já identificamos outro que também foi suspenso. Só não lembro o nome dele. Os três fizeram parte daquele grupo que invadiu o clube. Foram suspensos por seis meses e tiveram sorte de não serem eliminados do quadro social. Depois o caso ainda será avaliado por uma comissão e os torcedores podem ter mais problemas. O Vasco fará uma queixa crime por invasão de propriedade privada. Vamos juntar as gravações e quem mais for identificado também terá problemas. Ninguém pode invadir o clube mesmo sendo sócio. Houve ainda uma série de insultos. Lá fora tudo bem, até queimaram um boneco do presidente outro dia. Mas dentro do clube é absolutamente errado. Um ato criminoso - explicou Godoi.

Um dos torcedores suspenso, Luis Rocha, que estava no restaurante de São Januário no momento da ligação, foi procurado pela reportagem e não quis falar sobre o assunto.

- Ao que consta, eu fui suspenso mesmo. Mas prefiro não opinar - resumiu o torcedor.

No dia da invasaõ, o clube estava fechado e o treino foi realizado na Arena Akxe, na Barra da Tijuca. Essa não foi a primeira invasão recente. Houve outra que ocorreu no dia 9 de junho, uma terça-feira, dias depois da derrota por 2 a 0 para o Atlético-PR, em Curitiba. Teve um princípio de confusão, mas os torcedores foram retirados sem nenhum incidente do estádio.

A situação do Vasco dentro de campo segue complicada. Atualmente, o clube ocupa a incômoda 19ª posição no Campeonato Brasileiro. São apenas 12 pontos ganhos e 13 rodadas na zona do rebaixamento. Após o treino deste sábado, os jogadores voltaram a ter contato com alguns jogadores. Eles pediram mais empenho e sangue nos olhos contra o Joinville, adversário deste domingo, no Maracanã.

*Correção: ao contrário do informado inicialmente, os sócios foram suspensos pela invasão do último sábado, e não do dia 9 de junho.

Fonte: GloboEsporte.com