Vascaínos entram na briga entre Eurico e Sheik e mandam carta aberta ao jogador

Quarta-feira, 05/08/2015 - 12:51
comentário(s)

A troca de farpas entre Eurico Miranda e Emerson Sheik chegou até os torcedores cruz-maltinos. Em carta aberta ao jogador do Flamengo - chamado pelo nome de batismo, Márcio -, o site “Vascaínos unidos” se manifestou contra o que considerou “desprestígio” de Sheik em relação ao clube da Colina. No texto, os vascaínos lembram a história, a luta contra o racismo, os títulos e dizem que o Vasco é “imortal” e que Emerson logo será esquecido.

- Concluímos enfatizando que daqui a não mais de 10 anos pouco ou nada se falará em relação a Emerson Sheik, ao passo que o Club de Regatas Vasco da Gama seguirá pertencendo ao panteão dos principais clubes do planeta. Eis a diferença abissal que o separa da instituição, Sr. Sheik. Ficou claro? – diz trecho do texto.

A provocação inicial saiu do próprio Sheik. Ao ser indagado se o respeito havia voltado no Fla após algumas vitórias seguidas, em alusão à frase sempre repetida por Eurico, o atacante avisou que o Rubro-Negro não tinha rivais no Rio. O presidente vascaíno não gostou da brincadeira.

- Quem é Sheik? Não falo sobre jogador. Jogador que tem que mudar nome, muita calma nessa hora. Qual entendimento que ele tem em relação a isso? Ele vai dizer que não precisa de cartaz. Só que precisa. Faz um bando de m... Vou dar papo para Sheik?. As pessoas tem que entender, que treinador, quando se refere as pessoas, tudo bem, se referir a instituição tem que lavar a boquinha - disse.

Sheik, poucas horas depois, usou as redes sociais para a tréplica.

- Cuidado! A casa está caindo! Eu tenho apenas cinco anos de Brasil e não 116 anos. Fiz algumas coisas interessantes. Ganhei carioca, paulista, três Brasileiros, Recopa Sul-Americana, Libertadores, Mundial... Esse último poucos clubes tem! Imagina podendo jogar 116 anos. Muito prazer, Márcio Passos de Albuquerque. Apelido, Emerson Sheik... Atual jogador do Flamengo. Minha boca está limpa e minha língua sempre muito afiada! - escreveu.

Confira a íntegra do manifesto dos torcedores:

“Carta aberta ao Sr. Marcio Passos de Albuquerque, mais conhecido por “Emerson Skeik”

Em virtude das últimas declarações proferidas pelo destinatário da presente missiva, em manifesto desprestígio à instituição Club de Regatas Vasco da Gama, sentimo-nos na obrigação de responder publicamente, afim de esclarecer alguns pontos que não devem ser de seu conhecimento.

O Vasco da Gama, caso o Sr. não saiba, é pioneiro na luta e engajamento dos negros e operários. Seu estádio, construído com suor de seus torcedores, foi palco de discursos proferidos pelo então presidente Getúlio Vargas, cedeu lugar à promulgação da Consolidação das Leis Trabalhistas, dentre tantos outros eventos que ficaram marcados na história do Brasil. Sua fachada é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

O Club de Regatas Vasco da Gama, cuja história não se confunde com um presidente ou um atleta, possui sólidas raízes fincadas e perdurará, pois não haverá ser humano que a possa derrubar, posto que é imortal, e de cujo nome sempre se reportará como o clube detentor da história mais linda desse país. Vasco não é casa para cair, pois suas estruturas não são de pedra, mas de memória e de vanguarda, tanto no futebol quanto em tantas outras modalidades.

Nos gramados não é diferente. Não vamos nos delongar verticalizando os títulos conquistados porque o breve espaço não comporta.

Com orgulho, o Vasco da Gama ao longo dos seus 116 anos ostenta glórias que excedem as quatro linhas, e chega a ser constrangedor alguém da sua estatura comparar-se a tal pavilhão. Vasco do expresso da vitória, de Romário, Roberto, Juninho, Edmundo, Mazinho, Pedrinho, Ademir, Barbosa, Belini, Ipojucan, Danilo, etc. É covardia citar nomes, e convenhamos, não dá para comparar com a mediocridade do seu futebol.

Sr. Marcio, o Club de Regatas Vasco da Gama foi base de seleção brasileira. A estátua que adorna o Maracanã foi empunhada por um atleta que nos representava.
A propósito, Sr. Sheik, quantas passagens você tem pela seleção brasileira? Em quantas oportunidades ergueu uma taça defendendo o nosso país?

Em qual torneio dentre os quais mencionou em sua declaração o Sr. figurou como protagonista? Ao que nos consta, suas atuações em alguns dos títulos citados foram, digamos, modestas, para não dizer apagadas.

Percebe-se tão facilmente o quanto há de distância e imponência entre a instituição a qual o Sr. se refere e sua própria trajetória que chega a ser bizarro.

Concluímos enfatizando que daqui a não mais de 10 anos pouco ou nada se falará em relação a Emerson Sheik, ao passo que o Club de Regatas Vasco da Gama seguirá pertencendo ao panteão dos principais clubes do planeta. Eis a diferença abissal que o separa da instituição, Sr. Sheik. Ficou claro?

“Vasco a tua glória é a tua história”.”

Fonte: Blog Meio de Campo - GloboEsporte.com