PM de São Paulo em alerta para evitar confronto entre torcidas de Vasco e Corinthians

Quarta-feira, 29/07/2015 - 11:47
comentário(s)

Uma semana após torcedores do Vasco e do Corinthians terem se encontrado e brigado no saguão do Aeroporto Internacional de Natal, no Rio Grande do Norte, os dois times se enfrentam às 22h desta quarta-feira na Arena Itaquera. Para prevenir o confronto, a PM de São Paulo escalou 200 policiais mais um pelotão de 30 homens das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam). Algumas das viaturas farão a escolta de ônibus da torcida vascaína a partir das estradas.

- Sempre há uma recepção nas rodovias Dutra e na Ayrton Senna. Eles vão deixar as patrulhas em pontos estratégicos para escoltar os comboios - explicou o Coronel Marcos Marinho, diretor de segurança e prevenção da Federação Paulista de Futebol e responsável pelos estádios.

Na confusão da última semana, os times sequer se enfrentaram em campo - o Vasco derrotou o América-RN por 3 a 2, pela Copa do Brasil, e o Corinthians venceu 1 a 0 um amistoso festivo pelos 100 anos do ABC. No entanto, 15 integrantes da Gaviões da Fiel encurralaram dois vascaínos no desembarque do Aeroporto de Natal antes dos jogos. Os 17 foram encaminhados até a Delegacia de Polícia de São Gonçalo do Amarante, mas apenas seis corintianos permaneceram detidos e vão responder pelas agressões e pelo roubo do celular de um vascaíno agredido.

Entre eles, está Carlos Roberto de Britto Júnior, que já tem um mandado de prisão em aberto, da 2ª Vara Criminal de Carapicuíba, em São Paulo. O integrante da Gaviões da Fiel também responde a um processo por um homicídio qualificado cometido em 2012. Na época, dois torcedores palmeirenses foram mortos a golpes de barra de ferro e pedaços de pau na Avenida Inajar de Souza, na Zona Norte de São Paulo.

Já entre os liberados pela polícia potiguar, estava Leandro Silva de Oliveira, um dos 12 corintianos presos em Oruro, Bolívia pela morte de Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, atingido por um rojão durante um jogo da Taça Libertadores da América em fevereiro de 2013. Em setembro do mesmo ano, no empate em 1 a 1 entre Vasco e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro, no Mané Garrincha, corintianos aproveitaram que não havia divisória entre as torcidas e invadiram o lado vascaíno. Na briga, foram identificados três integrantes da facção que havia ficado presa por cinco meses na cidade boliviana. Cada equipe foi punida pelo STJD com a perda do direito de ter sua torcida em quatro jogos como mandantes além de multa.

O episódio mais violento envolvendo as duas torcidas, foi em junho de 2009, quando os times empataram em 0 a 0 no segundo jogo das semifinais da Copa do Brasil, no Pacaembu - o primeiro foi 1 a 1, no Maracanã. Antes do jogo, um corintiano foi por morto a pauladas por vascaínos, em briga na Marginal Tietê. Como vingança, os paulistas queimaram um dos ônibus dos rivais. Até hoje, a Força Jovem do Vasco (FJV) se vangloria pelo assassinato numa paródia da marchinha “Índio quer apito”, com o verso “Lá em São Paulo, a Força matou um (da Gaviões!)”.

Força Jovem e Mancha Verde se reencontram

Mesmo com a supensão por um ano de eventos esportivos, pela determinação do TJRJ em março de 2015, integrantes da FJV estiveram em São Januário no último domingo na derrota para o Palmeiras por 4 a 1. Sem usar camisas e bandeiras da torcida, que teve bens móveis de sua sede no Centro do Rio penhorados para o pagamento de multa requerida pelo MP no valor de R$ 301 mil, torcedores da velha guarda, denominados Dinossauros, fizeram uma homenagem ao ex-presidente da agremiação Marcelo Mendonça, o He-Man, que morreu de câncer em junho.

Mais de dez ônibus com torcedores do Palmeiras também confraternizaram com os vascaínos nas redondezas do estádio em São Cristóvão. As torcidas são historicamente aliadas. Integrantes da Mancha Alviverde (que mudou seu nome original de Mancha Verde, após extinção pela Justiça) manifestaram apoio à situação dos cariocas. Na ocasião, um princípio de confusão envolvendo uma flamenguista e uma palmeirense com seus dois filhos foi contido por membros da FJV e da Mancha.

Na madrugada desta segunda-feira, uma página no Facebook denominada “União Mancha Verde” publicou um post convocando a torcida para o jogo entre Vasco e Corinthians, no Itaquerão: “hora da virada, hora do Vasco se reinventar, nossa torcida está com vocês”, diz parte do texto.

Fonte: O Globo Online