Veja análise das audiências dos jogos dos clubes cariocas em 2015

Quinta-feira, 30/07/2015 - 06:24
comentário(s)

Todas as audiências do futebol 2015 (RJ e SP)

Na semana passada, dissemos que existem três elementos primordiais no tocante à exposição de cada clube – e ao valor que auferem da TV: o total de transmissões, a audiência proporcionada por elas e o alcance das partidas, medido pelo número de praças para as quais são veiculadas. Este último foi cerne de uma análise exclusiva do Blog Teoria dos Jogos, conforme se verifica no link acima. Agora, focamos os dois primeiros elementos.

Com base em números divulgados pela assessoria de imprensa da TV Globo (sempre expostos no nosso Twitter), trazemos agora uma tabela completa com a audiência dos times do Rio e de São Paulo, em conjunto com esclarecedores resumos por dia da semana, perfil das partidas e campeonato. Trata-se de um levantamento inédito, baseado em informações valiosas e guardadas a sete chaves por clubes e anunciantes.





Números relativos às transmissões da TV Globo para o Rio de Janeiro. Em negrito, clássicos veiculados para a própria praça. Em vermelho, shares calculados com base em proporção. Jogos aos sábados foram expostos individualmente mas não aglutinados.

Embora exista a convenção de que o Flamengo tem um número muito maior de televisionamentos entre os cariocas, a verdade é que pelo menos a comparação com o Vasco denota relativo equilíbrio. Em 2015 o Rubro-Negro monopolizou 20 transmissões de um total de 52 (38%) frente a 16 transmissões vascaínas (30%). Botafogo (nove partidas, 17%) e Fluminense (sete partidas, 13%) surgem bem atrás.

O Flamengo é líder absoluto em audiências mesmo na própria comparação com São Paulo (o que será exposto adiante). Em pontos, supera seus rivais na maioria dos recortes, seja por dia, apelo ou competição. No tocante ao share, vence em absolutamente todas as óticas – nem o Corinthians se aproxima. É também o principal foco de audiências da TV Globo, detentora dos direitos de televisionamento.

Em benefício ao clube, o fato da TV colocá-lo às quartas num nível destoante: foram simplesmente 13 jogos contra seis aos domingos. Isto infla suas audiências pois é exatamente às quartas que se verificam os melhores números . Em compensação, veiculam-se muito poucos clássicos do time (partidas com apelo bem maior): apenas três em 2015. É exatamente aí que a maior torcida do Brasil se destaca. Sua audiência nas 17 partidas “normais” (não-clássicos) atinge a extraordinária média de 23,7 pontos e 44% de participação. Em jogos de pouco apelo, o Flamengo cumpre papel de verdadeira bola de segurança na TV brasileira.

VASCO





Alguns números do Vasco acabam mascarados por ter sido o campeão dos clássicos na TV até aqui. Muito por ter decidido o Carioca, o cruzmaltino foi veiculado em seis jogos do gênero, atingindo ótimas médias de 27,5 pontos (53%) e perdendo apenas para Fla, Corinthians e São Paulo sob este ponto de vista.

O Vasco se saiu bem no Estadual pelas razões expostos no parágrafo anterior, mas a verdade é que seus números na Copa do Brasil e no Brasileirão (onde já teve outro clássico televisionado) decepcionam: média igual ou inferior a 19 pontos e 38% de share.

FLUMINENSE





Até agora o carioca mais afastado da TV, o Flu apresenta, por larga margem, as piores audiências: médias de 18 pontos e 37%. Mas nem tudo é o que parece. O Flu vai tão mal porque foi o clube com menos clássicos na TV (só um) e com menos duelos em dia nobre (apenas uma quarta-feira). Em suma, seus números poderiam ser melhores se não atuasse em condições tão adversas. De qualquer maneira, pertence ao Fluminense a pior audiência do ano: 14 pontos totais no confronto diante do Bangu.

BOTAFOGO





Fora o baixo número de partidas transmitidas, a situação botafoguense é perfeitamente antagônica à tricolor: tem mais jogos às quartas (três) e um alto índice de clássicos (quatro entre nove) que enviesam a análise. Os 22,6 pontos e 44% de share do Bota seriam excepcionais não fossem uma artificialidade. Em “não-clássicos” e em jogos da Copa do Brasil, o alvinegro cai para níveis próximos aos do Flu. Uma curiosidade: é com a estrela Solitária que a Band aufere seus melhores resultados no Rio: média de 2,6 pontos e 4% de share.

Fonte: Blog Teoria dos Jogos