Presidentes de clubes da Série A lutam por volta do mata-mata e adequação do calendário ao europeu

Domingo, 26/07/2015 - 06:25
comentário(s)

A ideia de criar uma liga de clubes está extinta, mas existe um movimento liderado por alguns clubes da Série A que pretende revolucionar o calendário do futebol nacional nos próximos anos. Com direito à volta do mata-mata no Campeonato Brasileiro e à adequação das datas aos torneios realizados na Europa.

O presidente santista Modesto Roma Júnior é um dos principais defensores das mudanças. Segundo ele, o campeonato tem de começar em agosto, após o período de férias e a pré-temporada. Em vez das 38 datas atuais, o Brasileirão passará a contar com 42, para assegurar o retorno dos jogos mata-mata após uma primeira fase de classificação.

Paralelamente à Série A, também seriam disputadas copas regionais no lugar dos estaduais. A inspiração é na Copa do Nordeste, que tem sido sucesso de público e audiência desde o relançamento, em 2013.

A reaparição do mata-mata no Brasileirão tem uma defensora de peso: a TV Globo, preocupada com a queda de audiência registrada nos jogos do torneio ano após ano.

Além do Santos, defendem a revolução geral no calendário nacional Fluminense, Flamengo, Cruzeiro, Atlético-MG e Atlético-PR.

A Copa do Brasil também sofrerá mudanças caso o lobby dos clubes vingue. O torneio que reúne times de todas as divisões passará a começar em agosto, de maneira simultânea à Copa Sul-Americana.

Fonte: Blog do Jorge Nicola - Yahoo