Confira a íntegra da entrevista coletiva de Celso Roth após Vasco 1 x 0 Avaí

Quarta-feira, 01/07/2015 - 22:45
comentário(s)

Perfeccionista nos treinos, perfeccionista nos jogos. E também na entrevista coletiva. Celso Roth é assim. E foi assim que fez o Vasco vencer no Brasileirão. Ao analisar o 1 a 0 sobre o Avaí, nesta quarta-feira, em São Januário, o treinador abordou diversos detalhes. Produção ofensiva, solidez defensiva, adversário... o principal, porém, foi a atitude. Só com esta mudança é que a crise deu lugar a esperança.

Roth estava sorridente na conversa com os jornalistas. Era a satisfação. Em dez dias, conseguiu melhorar o time. Antes desta noite, havia comandado o 1 a 0 sobre o Flamengo, em Cuiabá. Nem assim tirou o time da zona do rebaixamento, tamanho o atraso na tabela. É o 17º colocado, com nove pontos.

- O que o Vasco mudou, acho, vocês estão percebendo. É a atitude do grupo. O Vasco está tendo a humildade de competir. Nós temos problemas técnicos, sim, todos têm. O futebol está assim. O primeiro passo é esse: admitir isso e competir. Nesses dois jogos, o Vasco teve consistência. É o ponto fundamental. Os jogadores sabem para onde devem se movimentar, estão agrupados. Tivemos problemas no primeiro tempo, mas depois que o Biancucchi entrou, melhoramos - avaliou o comandante.

John Cley e Gilberto marcaram gols anulados por impedimento. O segundo, na opinião de Roth, incorretamente. Porém, é necessário superar a adversidade:

- É complicado. Mas nós estamos controlando a nossa ansiedade. Tanto para marcar os gols quanto para não sofrer. Um time de futebol, do nível do Vasco, tem de manter a maturidade sempre.

O Vasco viaja na manhã desta quinta-feira a Chapecó. No sábado, às 21h, enfrenta a Chapecoense.

Confira a íntegra da coletiva:

Defesa

Antes, o Vasco não fazia o gol, tomava e se desarrumava. É por isso que não leva o gol. E, não levado, se faz. Só tem sorte quem trabalha. E trabalha muito. O grupo está consciente. Sabe da história, do clube, e sabe que não pode estar nessa situação tão ruim. Isso só não é suficiente. Temos de manter. Vamos viajar amanhã cedo. Sabemos que o jogo em Chapecó é diferente. Aqui é campo grande, se joga. Lá, não. Jogo de primeira e segunda bola. Temos de nos adaptar.

Jhon Cley

É um menino, de 21 anos. Ele tem a oportunidade de se firmar. Fez um belo primeiro tempo contra o Flamengo. Hoje, depois que teve chance clara de gol e não converteu, sentiu. Em um jogo desses, não podemos ter alguém na posição dele fora do jogo. Tentamos corrigir no intervalo. Não deu. Mudamos. Biancucchi centralizado, Riascos pelo lado. Julio sentiu o joelho. Colocamos o Rafael. Mudamos. Das duas linhas de quatro para o 4-2-3-1. O Jhon tem futuro brilhante. Tem de saber que não é só naquela função de fazer o corredor. Além de marcar, tem de atacar.

Gilberto

Atacante vive de gol. Ainda mais o centroavante. Acabei de falar com ele sobre isso. Ele se entrega, mas o momento técnico não é bom. Falamos sobre isso. Tenho certeza de que ele vai melhorar com a sequencia de jogo. Até porque o time vai melhorar, especialmente na chegada à frente. Contra o Flamengo, surpreendemos. Hoje, tivemos dificuldade. O Avaí atuou no 4-4-2. Sabemos que temos de melhorar a mecânica do time para ajudá-lo. Quando o time melhorar, o centroavante tem de vir junto. Ele não pode ficar neste marasmo.

Jogos fora

Chapecoense, depois o São Paulo e ainda o Grêmio, que vem embalado. Nós não podemos escolher. Quando vim, fiz a estreia com o Flamengo. Campeonato Brasileiro é assim. Temos de manter, melhorar e superar todas as nossas dificuldades.

Bernardo

Parece que acaba amanhã a suspensão dele. É a direção que tomará a decisão. Tenho de me preocupar com o que estamos fazendo. A decisão que a direção tomar, está tomada.

Finalização

Não é só o chute de fora da área. Falta aproximação, mecânica de jogo, movimentação. Saber o que tem de fazer. Mas ainda é cedo. Quando se chega a um clube com pontuação baixa e sem ganhar e se tem duas vitórias assim, se começa a exigir mais. É por etapas. Vamos melhorar coletiva e individualmente. As coisas são assim. Não temos uma varinha mágica.

Diguinho

Ele está fora. Infelizmente. Talvez na semana que vem.

Julio Cesar

É um jogador que surgiu, vocês vão me ajudar, sendo ala no Goiás. Levei ele ao Grêmio, atuou muito comigo como lateral. Ele tem essa versatilidade. Quando se chega a um clube, tem de procurar caminhos. É esse o plantel, ainda mais chegando no meio do campeonato. Como conheço o grupo e ele foi bem nos treinos, jogou. Ele só saiu hoje pois não tem sequência de jogos. Ele sentiu. E ainda teve dor no joelho.

Rodrigo

Está fora. Levou terceiro cartão. Vamos aí a melhor situação. Temos o Aislan e o Jomar. Já que o Luan está na seleção. Felizmente a ele, mas infelizmente a gente. Salles entrou muito bem. Dois jogos de alto nível. Vamos fazer a escolha entre Aislan e Jomar.

Herrera e Andrezinho

Está com condição legal. Mas a condição física dele ainda vai exigir. O André, hoje, é que acabou o contrato. Isso demanda tempo. Teremos de aguardar. Final da semana que vem. Talvez quando a gente voltar, ele tenha condição.

Martín Silva e Dagoberto

Não no próximo, mas na outra semana. Ele ainda sente dores. Acho que semana que vem. Dagoberto está em outra situação. Também espero na outra semana. Temos jogadores, de boa qualidade, com nível alto, e não estamos contanto. Com a presença desses jogadores, a gente possa montar o Vasco com outras alternativas.

Jogo com a Chapecoense

Não é campo pequeno. Tem as medidas normais. É um jogo de primeira e segunda bola, de muita disputa. Essencialmente físico, de muita marcação. Temos de nos adaptar. Isso não é demérito. Eles têm qualidade tanto que foram ao Mineirão e ganharam do Cruzeiro. Tem de competir. Jogar quando der.

Eder Luis

A gente conta com ele. Já está treinando. Se tivesse a condição legal, estaria relacionado. De novo, para a próxima semana. Assim eu estou.

Fonte: GloboEsporte.com