Paulo Fernandes, fotógrafo oficial do Vasco, fala sobre seu trabalho no clube

Quarta-feira, 01/07/2015 - 06:32
comentário(s)

A Guerreiros da Colina teve a oportunidade de conversar com o fotógrafo oficial do Club de Regatas Vasco da Gama, Paulo Fernandes. Em uma conversa extremamente bacana, ele nos contou um pouco sobre a rotina no clube, o novo momento com a administração de Eurico Miranda e como começou no Gigante da Colina. Confira abaixo a entrevista na íntegra.

Guerreiros da Colina – Como foi o seu início aqui no Gigante da Colina? Conte-nos um pouco mais sobre a sua trajetória profissional.

Paulo Fernandes – Sou formado em jornalismo pela FACHA. Ainda no meu tempo de faculdade, um amigo meu, Marcelo Guimarães, fazia parte do Site Oficial do Vasco e estava de saída. Nisso ele me indicou pro lugar dele pra eu fazer cobertura dos esportes olímpicos e categorias de base do futebol. Enviei meu currículo e fui aceito pelo então coordenador geral, Eduardo Maganha. Comecei escrevendo as matérias e vi que faltava um algo a mais nelas, que no caso seria alguma ilustração. Isso foi em 2005. Tive a idéia de levar uma maquina fotográfica, daquelas bem simples de 3.2 megapixels pra tentar fazer alguma foto. Com o tempo comecei a tomar gosto pela função, fiz curso de fotografia no Ateliê da Imagem. Fui investindo aos poucos em equipamento e com a experiência no dia a dia me tornei fotógrafo profissional.

Guerreiros da Colina – Você se recorda do primeiro jogo do Vasco em que fotografou? Algum lance em específico já lhe marcou?

Paulo Fernandes – O primeiro jogo fotografado foi a final da Taça Rio de Juniores de 2005 vencida pelo Vasco na Rua Bariri. Fui expulso de campo por ainda não ter meu crachá. No profissional foi o Vasco 3×2 São Caetano pelo Brasileirão de 2005. O Vasco perdia por 2×0 até os 30 minutos do segundo tempo, e de uma forma incrível virou o jogo!

Guerreiros da Colina – Ao participar de praticamente todos os eventos do Vasco, você tem experiências que lhe dizem muito sobre a rotina na Colina Histórica. Como você sente o cotidiano do clube? Como é o clima pelos corredores de São Januário?

Paulo Fernandes – Pelo que estou vendo o clima melhorou muito nos últimos meses. Os funcionários tratam o Vasco como sua segunda casa. Fiquei surpreendido numa manhã, às 9h, logo após uma noite de jogo, o estádio estar praticamente limpo.

GdC – Antes de você ocupar este posto de fotógrafo oficial do clube, o Marcelo Sadio era responsável por essa tarefa. Vocês são amigos? Ele te passou algumas “dicas”? Como foi esse processo de ‘transição’ entre vocês?

Paulo Fernandes – Há muito atrás cheguei a encontra-lo em alguns jogos esporadicamente. Não éramos amigos quando vi ele chegar no clube. Já agora quanto o atual processo de transição foi feito da melhor forma possível. Ele me atualizou e me explicou as coisas que estão diferentes de antigamente. Hoje ele é meu amigo e sempre conversamos no dia a dia.

GdC – Hoje a figura de Eurico Miranda conta com muito prestígio entre os vascaínos, principalmente após a conquista do Campeonato Carioca 2015. Como é sua relação com o Doutor Eurico? Tem alguma história bacana com ele para compartilhar conosco?

Paulo Fernandes – Relação normal de presidente com funcionário. No início de 2008, o Colégio Vasco da Gama estava comemorando 4 anos, e os alunos fizeram alguns trabalhos que ficaram espalhados e colados nas paredes. Ele foi lá conferir e eu fazer a cobertura fotográfica. Vinha andando de costas e fotografando pelos corredores. De repente esbarrei num bebedouro e este caiu no chão. Jorrou água pra tudo quanto é lado. Para minha sorte o presidente estava de bom humor e a chamada não foi das piores (risos). O mais interessante é que cerca de quinze, vinte minutos depois o Seu Jarrão já havia consertado tudo.

GdC – Obviamente, é quase impossível explicar essa próxima pergunta, mas gostaríamos muito que tentasse: qual o seu segredo para estar no lugar certo e na hora certa para fotografar aquele lance que define o jogo?

Paulo Fernandes – Só acompanhar a bola e clicar o botão. (Risos. Brincadeira!)

GdC – Quais são suas expectativas, como vascaíno, para o clube nesta temporada? O que você acha da chegada dos novos reforços?

Paulo Fernandes – Vou do princípio que as coisas tenham que serem feitas com compromisso e pés no chão. Em qualquer competição o Vasco entra pra ganhar. Eu torço por isso. No futebol nivelado que está hoje em dia não tem como apontar um campeão. Riascos vem evoluindo e começando a marcar seus golzinhos. Com a vinda de Herrera e Andrezinho o grupo pode ir bem no Brasileiro.

GdC – A Guerreiros da Colina agradece você, Paulo, pelo tempo e pela simpatia ao nos atender. Algum recado para a galera vascaína? Gostaria de divulgar outros meios, além do Flickr do Vasco, para acompanharmos seu trabalho?

Paulo Fernandes – Obrigado ao blog pela exposição e o torcedor vascaíno pode ficar tranquilo que o cargo de fotógrafo do clube está bem representado e em boas mãos. Alguém que torce, ama, e é conhecedor da história e dos ideais de Vasco. Minha página pessoal de fotógrafo no facebook é “Paulo Fernandes Photos“. Saudações vascaínas!




Fonte: Guerreiros da Colina