Pentacampeão mundial pela Seleção Brasileira, Paulo Paixão fala sobre volta ao Vasco

Quinta-feira, 25/06/2015 - 10:10
comentário(s)

Paulo Paixão tem 64 anos e é um cidadão do mundo. Pentacampeão com a Seleção, com passagem pelo CSKA, da Rússia, e grandes do futebol brasileiro, este carioca, apaixonado pelo Salgueiro, volta a trabalhar no Rio, cidade natal, depois de 13 anos. Reencontra o Vasco, clube onde viu Romário despontar, com um novo desafio: junto com Celso Roth, tirá-lo da zona do rebaixamento do Brasileirão. É, aliás, superando obstáculos que construiu a sua carreira.

O ano era 1981 e Paixão estava na base do Vasco. Ali, foi campeão carioca juvenil. Com Romário antes de ser Romário. A campanha rendeu promoção ao profissional. Criou um carinho pelo clube.

- Poder voltar agora é rever pessoas da época que ainda estão aqui. Espero reviver bons momentos. Agora é totalmente diferente, outro ambiente, pessoas novas, clube passou por várias fases. Não tem nenhuma seta que aponte para baixo. Isso é anormal para a grandeza do Vasco. Ao mesmo tempo, um desafio. Gosto. Sou movido a desafio. E voltar ao Rio é tudo - disse o preparador, que trabalhou no Rio pela última vez em 2002, no Fluminense.

Paixão encontrou, ao lado de Roth, com quem trabalhou pela última vez no Coritiba, ano passado, um time na lanterna do Brasileirão - 20º, com três pontos. São cinco derrotas consecutivas, o que rendeu a saída de Doriva. Ele defende o trabalho coletivo, como uma bandeira de sair da crise. Com apenas três treinos, ainda conhece o histórico físico dos jogadores:

- É muito difícil, com dois dias de trabalho, ter uma avaliação. Seria irresponsável falar ou afirmar qual a situação do grupo. O jogo de domingo vai me dar uma noção. É comum quando se assume o time sair disparando. Não faço isso, não é por aí. Com o comando do Celso, vamos desenvolver um trabalho dentro das nossas convicções.

Herrera, o último reforço apresentado pelo Vasco, receberá atenção especial. Segundo Paixão, o atacante argentino estava há 25 dias parado. Passará por uma espécie de pré-temporada. Só depois de dez dias, poderá fazer trabalhos com bola.

- Herrera vem de 25 dias parados. Precisa de reembasamento muscular e aeróbico. Só assim teremos segurança de liberá-lo a treinar. Vai passar por uma pré-temporada - detalhou.

O Vasco volta a treinar nesta quinta-feira. O trabalho será com portões fechados.

Fonte: GloboEsporte.com