Vasco se refugiou em Mangaratiba para controlar tensão pelo jejum de vitórias

Sábado, 13/06/2015 - 09:51
comentário(s)

Doriva barrou Julio dos Santos e Jordi no período de reclusão fora do Rio em MangaratibaA rotina alterada antes de mais uma rodada decisiva e tensa para o Vasco não se deu apenas pela falta de entrevistas coletivas de jogadores e do técnico Doriva nos dias de treinamento em Mangaratiba. Com local separado para todas as refeições e blindagem de assédio de funcionários - num hotel de luxo que se acostumou a misturar astros da seleção italiana, durante a Copa, e mais recentemente, do Fluminense aos hóspedes -, os atletas aproveitaram o refúgio para se concentrar na partida contra o Cruzeiro, esquecer os protestos do início da semana em São Januário e as confusões de Bernardo, suspenso por 20 dias no clube.

Os atletas aproveitaram os jogos de salão e se divertiram entre tacadas de sinuca e raquetadas de pingue-pongue na estrutura do resort de luxo na Costa Verde do Rio. No condomínio que tem casas do ex-governador e vascaíno Sergio Cabral, do atacante Emerson Sheik e da global Regina Casé, o vôlei de praia ficou pela conta da comissão técnica, que demonstrou preocupação em pequenos gestos nos últimos dias. Inseparáveis, Doriva e o auxiliar técnico Eduardo Souza - que formaram dupla também na disputa na areia - conversaram separadamente em alguns momentos pelo saguão do hotel e nas espreguiçadeiras da beira da praia. Nos treinos, após cada pequena paralisação das atividades, eles faziam rápidas reuniões junto aos auxiliares Eduardo Barroca e Valdir Bigode para discutir as alternativas testadas nas atividades.

Mais à vontade fora do Rio, Doriva decidiu mexer bastante na equipe. Sem respostas para algumas perguntas que ficam a partir das últimas decisões do treinador, não foi possível saber o que pensa o treinador e quais motivos o levaram a modificar o esquema - evidentemente que a intenção é a de buscar soluções, ou "alternativas", como prefere dizer o técnico, para sair da série negativa de resultados. Chamaram a atenção a manutenção de Charles no gol e, principalmente, a barração de Julio dos Santos, considerado pelo próprio treinador peça-chave para a consistência da equipe na distribuição de jogadas e na campanha do título Carioca. O técnico decidiu colocar cinco jogadores no meio de campo - lançando mão de um antigo conhecido, o dublê de meia e volante Jackson Caucaia, que se junta a Diguinho, Guiñazu, Jhon Cley e Emanuel Biancucchi.

Apesar das recomendações, um dos funcionários do hotel, desavisado, acabou furando sem querer o "bloqueio" ao tirar foto com um jogador do Vasco. Mas na maior parte do tempo o grupo conseguiu se isolar e até relaxar dentro da piscina e na beira da praia - Guiñazu, com suas músicas latinas, aproveitou a folga da quinta da manhã, com os amigos gringos Julio dos Santos e Emanuel. Diguinho, Julio Cesar, Aislan e Rodrigo preferiam a piscina.

- O jogador tirou a foto, mas o outro disse, depois, que não podia. Fred (do Fluminense) até jogou bola com crianças. Por outro lado, os jogadores do Vasco foram os únicos que pegaram piscina e andaram a pé pelo resort - comentou um funcionário, referindo-se ao deslocamento que pode ser feito com o carrinho do hotel.

O ambiente na semana de trabalho teve também momentos mais sérios, como na reunião realizada na quinta à noite, primeiro com o gerente de futebol Paulo Angioni e depois com a psicóloga Maíra Ruas, que chegou ao hotel em Mangaratiba no terceiro dia da delegação vascaína. O Vasco reservou uma sala de convenção para estas atividades.

Durante a estadia, acompanhados dos seguranças do clube, o vice-presidente de futebol José Luis Moreira e Eurico Brandão, Euriquinho, filho de Eurico Miranda, também foram até o resort, passando a tarde de quinta-feira no local. O presidente, que era esperado nessa sexta, não foi até Mangaratiba. Nesta noite, em São Januário, o Vasco revê sua torcida, em casa, modificado, diante de um adversário comandado por Vanderlei Luxemburgo, um velho conhecido. O esparadrapo que virou símbolo do protesto de Luxa no Carioca não foi para a boca dos vascaínos, mas serviu para fechar um grupo em busca da primeira vitória. Nesta noite, as primeiras respostas saem de dentro da Colina Histórica de São Januário.

Fonte: GloboEsporte.com