Com meio time do Vasco, Brasil goleou o Peru por 7 a 1 em 1949 em São Januário

Quinta-feira, 11/06/2015 - 12:21
comentário(s)

Na Copa América de 1949, Seleção goleou Peru, primeiro adversário da edição de 2015, em São Januário, num jogo marcado também pela pancadaria

Enquanto estava escrevendo este texto, gol do Brasil. Decidi comer alguma coisa, gol do Brasil. Um banho rápido e gol do Brasil. Não, não estou sendo irônico. Já sofremos muito com a última Copa do Mundo e o efeito Alemanha. No entanto, por incrível que pareça, os 7 a 1 já foram motivo de orgulho para a Seleção e a torcida canarinho.

Os brasileiros cravaram tal, agora lendário, placar em 1949, e justamente contra o Peru, primeiro adversário da turma de Dunga, no Grupo C da Copa América, domingo, 18h30 (de Brasília), em Temuco, Chile.

O duelo aconteceu na quinta rodada do Campeonato Sul-Americano (precursor da Copa América) de 1949, em São Januário, no Rio, em 24 de abril. Os gols do Brasil foram marcados por Jair (2), Arce (contra), Augusto, Simão, Ademir e Orlando. Salinas descontou para os peruanos, numa falha do goleiro Barbosa, quer seria crucificado pouco depois no Mundial.

Pau quebrou

Além dos gols, os 45 mil presentes no estádio do Vasco - que era a base da Seleção - presenciaram uma grande confusão. Após uma agressão de Jair a Colunga, que acabou tolerada pelo árbitro inglês Cyril John Barrich, Calderón, cutucado por Zizinho, partiu para socar o jogador do Flamengo.

Os ânimos se exaltaram e o juiz expulsou ambos.

O Brasil, do técnico Flávio Costa, comemorou o título do torneio com certa tranquilidade. Na trajetória rumo à taça, o time protagonizou goleadas impressionantes, como os 9 a 1 no Equador, 10 a 1 na Bolívia e 7 a 0 no Paraguai (final).

ESCALAÇÕES DE BRASIL E PERU NO DUELO DE 1949

BARBOSA (Vasco)
AUGUSTO (Vasco) - WILSON (Vasco) - ELI (Vasco) - DANILO (Vasco)
NORONHA (São Paulo) - TESOURINHA (Inter) - ZIZINHO (Flamengo) - OTÁVIO (Botafogo)
JAIR (Flamengo) - SIMÃO (Portuguesa)

ORMEÑO
FUENTES - ARCE - CALDERÓN - COLUNGA
GONZALES - MENDONZA - CASTILLO - SALINAS
SÁNCHEZ - PEDRAZA




Fonte: Goal.com