Remo: Fabiana Beltrame teme ficar muito tempo sem treinar na Lagoa por causa das obras no Estádio de Remo

Sábado, 30/05/2015 - 00:31
comentário(s)

A cerca de um ano e três meses das Olimpíadas do Rio, em agosto de 2016, a comunidade carioca do remo ainda vive indefinições quanto a lugares para treinamento em especial no ano que vem. Há informações de que o Estádio de Remo da Lagoa, sede das provas de remo e de canoagem no megaevento, terá de ficar fechado por cerca de seis meses no ano que vem, para ser totalmente adequado aos Jogos. Uma das atletas que enfrentam tal situação é Fabiana Beltrame, remadora do Vasco, campeã mundial de single skiff em 2011 e campeã da primeira etapa da Copa do Mundo no mesmo barco este ano. A preocupação dela é a de não poder treinar precisamente nas águas em que irão ocorrer as provas.

— Oficialmente, não sei de nada, mas é possível que sim, que o estádio de remo fique fechado 6 meses antes das Olimpíadas, por causa das obras. Tanto que no campeonato carioca de 2016, deve haver uma etapa no começo do ano e o restante somente depois das Olimpíadas e Paralimpíadas. Este ano, o estádio já vai ficar fechado por causa do Mundial Junior (evento-teste para 2016) — declarou a remadora.

No caso, segundo a atleta, é possível que a seleção tenha de se deslocar para treinar na capital gaúcha.

— Acho que a seleção brasileira provavelmente irá para Porto Algere treinar na ilha do Grêmio Náutico União. Já treinamos lá antes do Pan-2007. Já não sei como ficarão os outros remadores (de fora da seleção). Não sei se ficariam treinando apenas nas garagens dos clubes, como os remoergômetros (simuladores) — observou ela. — O remo é sempre assim. Vai, não vai. Fecha, não fecha. Treina, não treina. Para nós, atletas, nada foi dito. Mas o técnico da seleção, Júlio Soares, me disse que isso deve ocorrer. Eu tenho família aqui e tenho de me programar. Não posso ser jogada de um lado para o outro. No ano que vem, quando deveríamos estar mais acostumados às condições da água e às raias, o que poderia ser uma vantagem para nós, vai acabar não sendo.

O presidente da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (Frerj), Paulo Carvalho, vem tentando junto à Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) e à Casa Civil informações sobre o período de fechamento do estádio. O provável, segundo ele, é que o fechamento ocorra entre abril e setembro do ano que vem, já que as Olimpíadas serão em agosto e os Jogos Paralímpicos em setembro. Diante de tal indefinição, a Frerj ainda não tem como elaborar o calendário de 2016. No Estadual deste ano, houve uma etapa inicial em março e a próxima será apenas a 20 de setembro, depois do Mundial de Juniores nos dias 8 e 9 de agosto.

Neste sábado, a partir das 8h, na Enseada de Botafogo, a Marinha do Brasil vai promover a 13ª Regata de Remo em Escaler Corpo de Fuzileiros Navais, por ocasião do centenário da Liga de Sports da Marinha. Além das guarnições da Marinha, barcos de Vasco e Guanabara já foram confirmados. A partir das 8h deste sábado, haverá nove provas de diferentes modalidades, entre as quais o tradicional remo em escaler, canoe e remo de combate.

Fonte: O Globo Online