Documentário amazonense defende que índios já jogavam futebol em 1743 e que Manaus já tinha um 'Vasco' em 1909

Domingo, 24/05/2015 - 12:57
comentário(s)

Esqueça Charles Muller e todas as histórias sobre a chegada do futebol no Brasil. Os primeiros registros do 'jogo da bola' em solo brasileiro foram no Amazonas, há mais de três séculos, praticado pelos índios Kambeba. Você também sabia que Manaus foi a primeira cidade brasileira a receber o futebol com regras inglesas? E que o primeiro time de futebol chamado Vasco da Gama não nasceu no Rio de Janeiro, mas na capital amazonense?

Estas são apenas algumas das inúmeras curiosidades do documentário 'Amazonas, o Jogo da Bola', da produtora Amazon Film, com direção de Chicão Fill. O primeiro longa-metragem de futebol do Amazonas será lançado nesta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O documentário chega com a proposta de 'narrar a história que nunca foi contada'. Desde os primórdios do futebol amazonense até a Copa do Mundo na Arena da Amazônia, a produção destaca curiosidades inéditas e também fatos históricos do futebol local, como o surgimento do Campeonato Amazonense de Futebol, o 'auge' dos times locais na década de 60, a construção do estádio Vivaldo Lima e a decadência do futebol 'baré' a partir dos anos 80. “Foram mais ou menos cinco anos de pesquisa e mais dois anos de filmagem”, revelou Chicão ao Portal Amazônia.

Indígenas jogavam futebol há três séculos

O longa promete ser um marco na reconstrução da história do futebol no Brasil. Isto porque a produção revela que os primeiros registros de um 'jogo de bola' no país datam de 1743, quando o cientista francês Charles Marie de La Condamine se deparou com índios da etnia Kambeba divertindo-se com uma bola feita de borracha na Vila de Ega, atual município de Tefé, no Amazonas.

Quando estavam livres de seus afazeres, os Kambebas se reuniram em um terreiro para praticar um de seus passatempos favoritos: os índios fincavam duas varas nas extremidades do terreno a uma certa distância uma da outra. Depois organizavam dois grupos que, aos chutes, corriam animadamente atrás da bola. A finalidade era passar a bola entre as duas varas para conquistar a vitória. Qualquer semelhança é mera coincidência, certo? “Eu acho que essa descoberta vai mudar a história do Brasil. Ninguém sabia disso, mas está documentado. Quebra-se o mito de Charles Muller”, arrematou Chicão.

Além disso, o futebol com regras inglesas também chegou ao Brasil primeiramente na Amazônia. Em meio ao ciclo da borracha, imigrantes ingleses 'introduziram' o football com regras britânicas. Inicialmente, a modalidade era restrita apenas à elite inglesa e jogada com bolas importadas da Europa. No entanto, os brasileiros filhos de comerciantes, que faziam parte da 'alta sociedade', também se interessaram pelo futebol e começaram a formar os seus times. Eis que há 101 anos, em 1914, houve a primeira edição do Campeonato Amazonense de Futebol com cinco equipes. O campeão foi o Manaós Athletic, time com origens inglesas.

Curiosidades inéditas

O primeiro Campeonato Amazonense também contou com uma equipe de nome bastante familiar: Club Vasco da Gama. Fundado pela comunidade portuguesa em 1909, o time amazonense não teve nenhuma relação com o homônimo carioca, que só iniciou suas atividades no futebol em 1913 – a agremiação foi fundada em 1898, porém como clube de regatas. Desta forma, o primeiro Vasco no futebol surgiu no Amazonas, enquanto o segundo se estabeleceu no Rio de Janeiro.

Entre outras curiosidades inéditas, Chicão destaca que o primeiro registro de um gol de bicicleta no Brasil também foi no Amazonas, em 1922, pelo jogador Marcolino, do Independente Futebol Clube. À época, o tento foi denominado como gol de 'cambalhota'. Popularmente, o jogador brasileiro conhecido por 'inventar' a bicicleta no futebol nacional é o lendário Leônidas da Silva. No entanto, o 'Diamante Negro' só executou a jogada dez anos após Marcolino.

Auge, Vivaldão, decadência e Arena

O documentário também contextualiza o desenrolar da história do futebol amazonense de forma cronológica. São lembrados os jogos com grande público no Parque Amazonense, o auge dos times locais na década de 60 e a construção do antigo estádio Vivaldo Lima, o popular Vivaldão, na década de 70. No teaser do filme, Chicão afirma que "o Vivaldão é o Teatro Amazonas da Ditadura Militar”.

A produção também destaca grandes ídolos do futebol amazonense, o período de ouro do São Raimundo na última década e encerra com a participação destacada de Manaus na Copa do Mundo com a Arena da Amazônia, inaugurada no ano passado.

“Eu tinha uma necessidade de fazer um documentário que revisse a história do futebol amazonense. Quando eu iniciei a produção, eu comecei a ir mais a fundo e aquilo foi crescendo. É uma odisseia, uma história perdida que nunca foi falada”, afirmou Chicão, que desconhecia muitos dos fatos relatados por ele no documentário. A produção, aliás, também conta com depoimentos de nomes históricos do futebol amazonense, como Amadeu Teixeira e os profissionais de imprensa Arnaldo Santos, Valdir Corrêa e Dudu Monteiro de Paula, além de ex-jogadores e historiadores do futebol local.

Após a exibição na Aleam, o documentário 'Amazonas, o Jogo da Bola' também será exibido no Cinefoot, no Rio de Janeiro, único festival da América Latina dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol. A exibição é nesta segunda-feira (25), às 17h, no Espaço Itaú de Cinema, na praia de Botafogo.

Falta de apoio

A satisfação com o documentário não apaga uma mágoa carregada por Chicão Fill: a falta de apoio do poder público. “Fizemos esse trabalho sem apoio nenhum. Procuramos a Amazonastur, a Secretaria de Cultura e a Manauscult, mas eles negaram ajuda. Isso revolta toda a classe. Se houvesse uma Lei de Incentivo à Cultura, com certeza haveriam mais projetos deste porte. Se a situação da cultura do cinema está assim, avalie a do nosso futebol, que está no fundo do poço”, desabafou o diretor.

“O que me envergonha é que não há interesse. A gente faz um trabalho com tanto amor, com uma equipe tão competente...mas é assim mesmo. Uma cidade sem filme, sem documentário, é uma cidade sem cartão-postal. Espero que esses governantes olhem não só para o cinema, mas também para o futebol."





Fonte: Portal Amazônia

Nota da NETVASCO: O departamento de futebol do Vasco foi fundado em 1915 (e não em 1913) e a primeira partida oficial aconteceu em 1916. No entanto, como o Vasco do Rio já utilizava a Cruz de Malta desde 1898, a presença desse símbolo no uniforme do Vasco de Manaus sugere alguma relação entre os dois clubes, independentemente de quando o futebol tenha começado a ser praticado em cada um deles.