Por estar em obras, São Januário não participa da 7ª edição do Turismo Cultural do Bairro de São Cristóvão

Sexta-feira, 22/05/2015 - 22:32
comentário(s)

Um passeio pelas ruas de São Cristóvão é uma volta a um passado importante da história brasileira: o Império. Ofuscado pela ascensão da República, o bairro preserva uma série de instituições, equipamentos e palácios históricos que são fundamentais para a melhor compreensão da cidade, que celebra seus 450 anos de fundação em 2015. Para reviver esse período embalado pelo charme da monarquia, acontece neste fim de semana a 7ª edição do Turismo Cultural do Bairro de São Cristóvão.

Entre 10 e 16h, ônibus sairão do portão principal do Parque da Quinta da Boa Vista, em intervalos médios de 15 minutos, para um passeio gratuito pelos principais equipamentos culturais do bairro. Estão no roteiro o Museu Nacional, o Centro Hípico do Exército, o Museu Militar Conde de Linhares, o 1º Batalhão de Guardas, o Centro Cultural Maçônico e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). Só ficaram fora do programa o Museu do Primeiro Reinado, fechado para obras, e o Vasco, que está em processo de recuperação patrimonial.

De acordo com o presidente da Câmara Comunitária de São Cristóvão, Maurício Mendes, o visitante poderá ficar em cada instituição o tempo que achar necessário, porque haverá ônibus para transportá-lo de um local para o outro durante todo o tempo previsto para o evento.

— Para nós, esse é o evento que abre os 450 anos do Rio. É uma oportunidade rara para conhecer o bairro, com passeios gratuitos pelas instituições que enchem de orgulho os moradores de São Cristóvão. Desta vez, teremos palestras no Centro Cultural Maçônico e também exposições no 1º Batalhão de Guardas — explica Mendes.

SERVIÇO

Dias 23 e 24 de maio. Das 10h às 16h, com ônibus a cada 15 minutos, na Quinta da Boa Vista. Entrada franca.




Fonte: O Globo Online